Na manhã desta segunda-feira, 16, a Prefeitura de São João Batista realizou uma reunião entre as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Fundação Batistense de Esportes (Fube), onde foi criado o comitê de crise.
O objetivo é evitar que o Coronavírus (Covid-19) chegue ao município e se propague ainda mais. Por isso, por meio de uma transmissão ao vivo pelo Facebook, foram divulgadas as medidas adotadas.
Neste momento, São João Batista está no nível 1, ou seja, foi decretado estado de alerta. Um caso suspeito já foi descartado. Porém, outro caso suspeito foi informado também durante a manhã desta segunda-feira de uma paciente que viajou e retornou com sintomas.
A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Aline Paulista, informa que já foi feita a coleta e enviada ao laboratório central do estado para a realização do exame. A paciente foi colocada em isolamento domiciliar até que saia o resultado definitivo.
Santa Catarina já está no nível 2, ou seja, em perigo eminente. Até o momento seis casos foram confirmados do vírus, todos importados.
Leia também
Polícia Civil amplia atendimento virtual para evitar disseminação do Coronavírus
Santa Catarina confirma dois casos de coronavírus
A secretária de Saúde, Karin Leopoldo, reforça que a preocupação é com a disseminação, pois na quarta-feira passada foi a chegada do vírus no estado e desde então já são seis casos confirmados e mais de 70 suspeitos.
O prefeito Daniel Netto Cândido ressalta que o município fará monitoração diária e instaurará novas medidas preventivas caso haja necessidade. “O estado repassou um plano de contingência aos municípios. Estamos amparados por uma regulamentação, estamos seguindo, e nos manteremos conectados para nos prevenirmos”, diz.
Ações definidas
Educação
O secretário Edésio Tomasi afirma que as aulas não serão suspensas. Entretanto, algumas medidas serão tomadas para evitar aglomerações. As salas de aula, por exemplo, que antes ficavam fechadas com ar condicionado, ficarão abertas.
O hino nacional cantado durante a semana nas escolas foram suspensos temporariamente.
Em relação ao transporte escolar, Tomasi informa que será feito a higienização constante.
Fube
O diretor da Fube, Marcelo Machado informa que o início do campeonato municipal de futebol, previsto para o próximo fim de semana, foi adiado. “É um grande evento no município que sempre reúne mais de duas mil pessoas. Faremos uma reunião com dirigentes dos clubes e avaliaremos quando poderemos voltar”. Ele lembra que a própria CBF suspendeu diversos campeonatos no país por prevenção.
O prefeito ressalta que havia possibilidade de fazer o campeonato de portões fechados. “Mas da mesma forma que queremos prevenir o público, vamos respeitar os atletas também”, destaca.
As escolinhas de futebol da Fube e demais atividades esportivas estão mantidas neste primeiro momento.
Assistente Social
A secretária Rosane Sartori salienta que o município se preocupa bastante com as pessoas com maior grau de risco, que são os idosos e pessoas com algum tipo de enfermidade.
Por isso, os grupos de idosos pertencentes à secretaria estão suspensos por 60 dias, assim como o grupo Idoso Mais Ativo. Os demais grupos será feita uma conversa para que também evitem as atividades temporariamente.
Os trabalhos na secretaria continuam normalmente, mas os funcionários receberão mais proteção.