Marcia Peixe
A pandemia de Covid-19 impactou e tem impactado profundamente as práticas que envolvem encontros entre as pessoas. E uma das áreas afetadas, foi a vivência da espiritualidade. Por isso, em 2020, as famílias católicas que integram a Arquidiocese de Florianópolis foram orientadas a seguirem as normas estabelecidas pelos órgãos de saúde e se comprometerem com a vida. Diante deste contexto, os tradicionais encontros dos GBF – Grupos Bíblicos em Família, conhecidos popularmente com ‘novena’, não ocorreram.
Já em 2021, com a vacinação e a diminuição dos casos da doença, a retomada dos encontros já é uma realidade, como é o caso do grupo Renascer, formado por famílias que residem no Centro, em São João Batista. De acordo com o diácono permanente da Paróquia São João Batista, Evair Bernardo, foi uma grande alegria para todos os participantes a retomada das atividades. “Voltar aos encontros especialmente neste tempo de advento foi emocionante. Uma oportunidade de prepararmos nossos corações, nossas famílias e amigos para viver bem o Natal”, explica.
Evair destaca que o grupo segue todas as orientações da equipe arquidiocesana dos Grupos Bíblicos em Família, que organiza todos os anos livretos que dão base os encontros. “Decoramos os ambientes de acordo com cada tema, contamos com animação, partilhamos a Palavra de Deus, também refletimos a partir dos questionamentos propostos e reservamos um momento para agradecimentos e orações individuais”, acrescenta.
O grupo Renascer reúne as famílias que se revezam para receber os participantes e partilhar deste momento de fé. “É uma experiência muito bonita, pois, quem nos recebe prepara sua casa com muito carinho. Contamos com a presença de casais, crianças, adolescentes e idosos”, detalha o diácono. Conforme Evair, o grupo Renascer existe há muito tempo e era formado por outras famílias, porém passou por um período de pausa. Em 2015, ele retomou as atividades, a partir da motivação de Teresinha, que já integrava o grupo. “Assim como o próprio nome sugere, o grupo nasceu novamente, para ser um canal de união e oração entre as famílias”,conclui.
Dom Wilson motiva família a buscarem em Jesus referência
Com o tema Vem, Senhor! A proposta deste ano contempla quatro encontros que seguem a liturgia do Advento e usam como referência ‘Cristo com a luz do mundo’. Nesta edição do livreto, o arcebispo metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönk deixa uma mensagem aos fiéis, afirmando que a pandemia trouxe medo, incerteza, distanciamento social, mortes entre tantas outras coisas, “mas a lâmpada do Senhor não está apagada. Do meio desta escuridão o Senhor nos fala” e deixa um convite “Neste Natal tomemos a firme resolução de ir até o presépio e adorar o Menino”, escreveu Dom Wilson.