A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista informa que o acesso a consultas médicas nas unidades de saúde Cardoso, Jardim São Paulo, Novo Horizonte e Ribanceira do Sul será afetado durante os próximos dias. A justificativa é uma defasagem atual de quase 40% no quadro de médicos que atuam na Atenção Básica, decorrentes de dois pedidos de desligamentos apresentados na última sexta-feira, 15, e quatro afastamentos temporários.
A Secretaria destaca que a situação deverá ser normalizada até o final da próxima semana, com o retorno de profissionais que estão afastados e a reposição dos médicos que solicitaram exoneração. A substituição já foi solicitada junto à cooperativa médica conveniada, sendo que um dos novos médicos deve iniciar as atividades no município já nesta quinta-feira, 21.
Diante do cenário, a Secretaria solicita a compreensão da comunidade e orienta que, nas unidades que estiverem sem médico, os pacientes passem por avaliação inicial do enfermeiro, para que seja efetuado o encaminhamento de situações mais graves para outras unidades. O Hospital Monsenhor José Locks também está disponível para casos de emergência/urgência.