A Prefeitura de Canelinha realizou nesta terça-feira, 18, testes para comprovar a eficácia da desobstrução do sistema de drenagem pluvial, através do sistema de hidrojateamento de alta pressão.
O trabalho foi executado em trechos na região central, ao qual se mostrou efetivo. Um mapeamento das principais demandas será realizado para que o serviço possa ser efetivamente contratado.
“Fizemos alguns testes para analisar in loco a eficácia deste serviço, que tem como foco principal amenizar os efeitos das chuvas torrenciais. Há muitos pontos de represamento de água durante as chuvas intensas e acreditamos que a melhora no vasão do sistema de captação pluvial pode reduzir a incidência de alagamentos”, explicou o prefeito, Diogo Maciel.
Através de uma mangueira especial, água é aplicada com uma velocidade extremamente alta. Segundo o engenheiro e vereador, José Tarquino Melo Neto, este processo gera uma pressão capaz de promover a limpeza e desobstrução de qualquer objeto que possa impedir o fluxo de água ao longo do sistema pluvial. “Com o passar dos anos, detritos – principalmente lodo – acabaram por entupir as principais desembocaduras da cidade”., destaca.
O cálculo da Prefeitura de Canelinha é de que ao menos 20 ruas precisem do trabalho de forma mais urgente. “As demandas são muitas, sabemos disso. Mas, nessa primeira etapa iremos buscar aliviar o problema em sistemas pluviais das regiões onde já temos conhecimento da problemática. Problemas que se arrastam por anos”, finalizou Diogo.