Juliano César
O gerente regional da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) na Grande Florianópolis, Filipe Alcione Silva confirmou que autarquia vai construir uma nova Estação de Tratamento de Água (Eta), no Centro de Major Gercino. Ele destacou o assunto, durante a sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Major Gercino, na noite de segunda-feira, 3.
De acordo com Silva, um terreno na Rua Nabor Jasper está em processo de aquisição pela Casan, para que as obras iniciem no primeiro semestre de 2026, com término previsto para o segundo semestre de 2027. O investimento será de R$ 1,5 milhão a R$ 2 milhões. “Será uma Eta mais moderna, do mesmo modelo que a Casan construiu recentemente em São Bonifácio”, destaca.
Já o engenheiro químico, Alexandre Bach Trevisan, destacou o Projeto Esgotamento Sobre Rodas, ao qual a autarquia está implantando em vários municípios. O objetivo é melhorar esse serviço no estado.
Os vereadores agradeceram a presença dos profissionais da Casan e aguardam não somente a construção da nova Eta, bem como a ampliação da rede de distribuição de água, nos bairros mais próximos da região central.
Convite
Deputado Altair Silva convidou a todos para a audiência pública sobre a crise enfrentada pelos produtores de leite. Será no dia 12 de novembro, às 18h30, na Alesc.
Projetos
Entrou para leitura, o Projeto de Lei 027/2025, que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA), para o quadriênio 2026/2029. Também foi lido o Projeto de Lei Parlamentar 01/2025, de autoria do vereador Gilberto Pedro Kammers, que dispõe sobre a obrigatoriedade da execução e do canto do Hino Nacional e do Hino de Major Gercino, nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. Ambos foram encaminhados para as comissões permanentes analisarem e votarem nas próximas sessões.
Ainda na mesma noite, a Câmara realizou uma sessão extraordinária, onde foi debatido, votado e aprovado por unanimidade, juntamente com os pareceres das comissões, o Projeto de Lei Ordinária 026/2025. O mesmo ratifica a segunda alteração e consolidação de contrato do município, com o Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Grande Florianópolis (Cis Granfpolis).



