A Ala 2 do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Major Gercino não desistiu de buscar candidatura própria a prefeito e, desta forma, se reuniu com o Diretório Estadual, na sede da sigla em Florianópolis.
O encontro, que ocorreu na segunda-feira, 24, contou com a presença do pré-candidato a prefeito pelo MDB, Saulmir Benoni Zunino, além de representantes dos Progressistas, Podemos e Democratas. Até mesmo o vice-prefeito de São João Batista, Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca (MDB), marcou presença para apoiar a causa.
O ex-candidato a perfeito Valmor da Silva, o Biducha, e a filha, a vereadora Viviane da Silva Batisti, são um dos mais entusiastas pela candidatura própria do MDB em Major. “Pela grandeza do partido, o objetivo é ter um nome forte como cabeça de chapa. E esse nome hoje é o Saulmir”, destaca Biducha. Viviane endossa o discurso. “Não faz sentido o MDB não ter candidatura própria”, diz. Rodrigo Mota, que faz parte do Diretório Municipal, também esteve presente.
Representando os Progressistas, o vereador Rodrigo dos Santos e o presidente da sigla, Leonildo Campos, o Léo, também estiveram no ato. “Nós, do PP, sabemos o quanto é difícil ser vice da atual administração. Por isso, o melhor caminho ao MDB e aos demais partidos que aqui estão é, justamente, uma composição forte, unida e coerente”, explanou dos Santos.
O ex-vice-prefeito Modestino José Otto, o Juca, e o filho, Felipe Otto, também marcaram presença pelo Dem, bem como o presidente do partido, o empresário Saulo Amorim. E como representante do Podemos, o ex-vereador Jaide José David, o Tichico, também compartilhou com as ideias das demais siglas.
MDB Estadual
Para o presidente do MDB estadual, Celso Maldaner, o objetivo é o partido ter o maior número de candidatos a prefeito em todo o estado. Ele se disse feliz com a composição dos quatro partidos, em torno de uma pré-candidatura do MDB.
Para o deputado estadual, Jerry Comper, é importante os membros da Ala 2 se organizarem para a disputa em Major Gercino. Mas, ele deixou claro que vai conversar, também, com a Ala 1, na busca de um consenso.
O deputado federal Rogério Peninha Mendonça, não esteve presente, em virtude de outro compromisso já agendado. No entanto, já informou que apoia a candidatura própria do MDB.
Agora, encontro será com a Ala 1
Nesta próxima segunda-feira, 31, representantes do Diretório Estadual do MDB estarão em Major Gercino para conversarem com os membros da Ala 1. Três vereadores compõem este grupo; Viviane Booz Ferreira, Heriberto Arnoldo, o Beto, e Claudir Ernane Albanaes. Ainda fazem parte, o ex-vereador, Vanadir Batisti, o ex-prefeito Zelásio Angelo Dellagnolo, o ex-vereador Antônio Cezar Formento, o Cezinha, além do presidente do Diretório Municipal, Waldir Sebastião Ramos, o Deco.
Todos estão com o discurso afinado para que o MDB apresente um nome de vice, em composição com o atual prefeito Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita (PSL).
Em recente entrevista ao jornal Correio Catarinense, o próprio Deco disse ser impossível uma composição com o PP. “Eles nunca gostaram de nós”.
O temor da Ala 1 é de uma intervenção do Diretório Estadual nos interesses do grupo. Haja vista que, pelos cálculos, a Ala 1 venceria na votação para decidir qual rumo o partido vai seguir nessas eleições.
Alguns membros entendem que a intervenção só seria possível, caso o MDB local fosse uma Comissão Provisória. “Mas, nós temos a formação do Diretório Municipal já há muitos anos. E queremos decidir os rumos do partido”, destaca um dos filiados à reportagem.