Para fechar as ações do Outubro Rosa, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de São João Batista realiza, neste sábado, 24, uma carreata pela cidade. O ato terá início na rua Ramão Rodrigues, ao lado do Centro Cultural, próximo à rodoviária, às 9h.
A presidente da entidade, Círia Zunino, convida toda população para participar com seus carros enfeitados com balões rosa. A orientação é que sejam duas pessoas por veículo.
“Após a concentração, seguiremos sentido bairro Ribanceira do Sul, passando pela nova ponte, Cardoso em direção ao Centro, onde retornamos para o ponto inicial do encontro”, explica.
Neste ano, em função da pandemia do coronavírus, a Rede Feminina precisou também adaptar a programação. Com objetivo de informar, conscientizar e prevenir, a entidade esteve em rádios locais, realizou uma live com o mastologista Bráulio Leal Fernandes, e nesta quarta-feira, 21, a presidente também participou do programa Deus no Comando, do padre Elinton Costa, da Comunidade Bethânia.
“Uma novidade também é que fui convidada pelo Ministério Público de Santa Catarina para participar do 1º Encontro da Mulher, nesta sexta-feira, 23, de forma online, durante a mulher, e falarei sobre o Outubro Rosa”, revela Círia.
Durante o mês, até o dia 30, a entidade também estendeu os horários para realização de exames preventivos.
Sendo assim, todas as quartas e quintas-feiras é realizado o exame, na sede da Rede Feminina, das 17h às 20h.
“Não é preciso marcar horário. O atendimento é feito por ordem de chegada, sendo necessário apresentar a carteirinha da Rede ou cartão do SUS e documento de identificação”, explica.
Além das ações programadas para o Outubro Rosa, a presidente ressalta que a entidade continua atendendo às mulheres vítimas de câncer com empréstimos de perucas ou próteses para sutiã, e prestando todas as orientações necessárias.
“Mulher, se ame, se toque, se cuide, não somente em outubro, mas no ano inteiro. O câncer não aparece somente em outubro, por isso, não deixe para fazer o preventivo somente neste mês. Os postos de saúde e a Rede estão prontos para lhe atender”, orienta Círia.