Com intuito de implantar políticas de desenvolvimento, por meio de soluções estruturais, o município de Canelinha aderiu ao Programa Cidade Empreendedora 2021/2022.
Durante o período de dois anos, diversas ações serão realizadas entre a prefeitura e o Sebrae/SC para transformação local.
O projeto será dividido em um primeiro momento entre soluções base e soluções verticais estratégicas para fomento municipal.
Dentro das soluções base, o município poderá realizar ações de liderança para capacitar os atores do desenvolvimento local, a desburocratização para facilitar o processo de abertura de empresas.
Além disso, a estruturação da Sala do Empreendedor e apoio aos empreendedores, compras públicas para adequação dos processos licitatórios, e educação empreendedora com trilhas, oficinas e seminários para professores e alunos.
No decorrer do projeto serão identificadas e desenvolvidas outras ações no município, com foco no desenvolvimento local.
O Programa Cidade Empreendedora tem como objetivo promover a melhoria no ambiente de negócios do município e promover políticas púbicas de apoio e fortalecimento do empreendedorismo.
No Vale do Rio Tijucas, apenas o município de Major Gercino não aderiu ao programa. Nas demais, diversas ações já foram realizadas por meio do Cidade Empreendedora.
Em 2019, inclusive, o ex-prefeito de São João Batista foi condecorado com o selo de prefeito empreendedor. O município já está no Ciclo II do programa.
Assim como São João Batista, Tijucas já foi para a segunda etapa do projeto em 2019, com objetivo de dar continuidade às ações de fortalecimento da gestão municipal.
Em Nova Trento, o lançamento do programa ocorreu no fim do mês de novembro, com a instalação da Sala do Empreendedor, que possibilita a abertura e regularização de novas empresas de forma mais ágil, sendo uma das ações do Cidade Empreendedora, que realiza a implementação de 35 soluções e mais de 300 ações de intervenção na cidade.