Conhecido por ser a Capital Catarinense do Calçado, o município de São João Batista vem, aos poucos, desenvolvendo o potencial turístico como alternativa de renda e diversificação da economia.
Por intermédio do programa Cidade Empreendedora, que conta com a parceria do Sebrae-SC, o Poder Público conseguiu colocar em prática algumas ações entre 2019 e 2020. A coordenadora de empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Graziela Dilma dos Santos, explica que consultores especialistas no assunto têm contribuído com os trabalhos para identificar as Rotas e Roteiros e a elaborar o Plano Estratégico do Turismo.
O trabalho iniciou no segundo semestre de 2019 e envolve representantes de diferentes segmentos com potencial turístico, assim como do poder público e da sociedade civil. “Estávamos com um ritmo intenso até março. Por conta da pandemia, tivemos que nos adaptar, até porque alterou bastante o cenário para o setor em si”, comenta.
Apesar das dificuldades, são realizadas reuniões online. “Serão entregues, em breve, 21 planos de melhorias a negócios com potencial para compor a rota. Além disso, o Plano de Turismo já está com a base pronta, com os detalhes sendo discutidos”, revela.
Segundo Grazi, os objetivos com o trabalho variam em curto, médio e longo prazo, pois se busca promover a profissionalização da atividade turística na rota turística de São João Batista, oferecer experiências turísticas inovadoras e memoráveis aos visitantes, assim como promover uma gestão eficaz e eficiente dessa rota. “Queremos ainda atrair uma demanda permanente de visitantes durante todo o ano e reduzir o impacto ambiental para ampliar o impacto positivo da rota turística do município na sociedade”, complementa.
Planejamento estratégico
Para elaborar o planejamento estratégico do turismo um grupo de pessoas da comunidade se uniram de forma segmentada para discutir as ações em eixos, sendo eles institucional, infraestrutura, atrativos, equipamentos, serviços, promoção e sustentabilidade.
Grazi ressalta que o trabalho para desenvolver o potencial turístico do município tem sido de forma gradual, pois é algo novo para a população, que carrega toda uma história no setor industrial, desde a Usina de Açúcar ao polo calçadista.
“Temos convidado e tentado envolver ao máximo a comunidade dentro desses projetos, e já temos observado alguns resultados positivos. O setor está se organizando e, no momento que a demanda for mais expressiva, essa desmistificação ocorrerá de forma ainda mais acelerada”, avalia.
Situado no coração do Vale do Rio Tijucas, São João Batista é um destino que mescla cultura, natureza e atividade econômica, assim como um apelo religioso muito forte e localização privilegiada. “Ao construirmos referências e estabelecermos conexões, a identidade da cidade será percebida e valorizada por todos. Isso, feito de forma unida e compartilhada, gerará emprego e renda, beneficiando toda a população”, pontua.
Você está lendo: São João Batista investe no turismo para diversificação da economia local
Leia também
Único no Brasil, museu da informática e vídeo game fica em São João Batista
Pioneiro na imigração italiana, Colônia Nova Itália contribui com turismo cultural
Jeep Clube projeta realização de “mini Fenajeep” no município
Evento anual de carros antigos reúne mais de 400 pessoas
História do calçado contada em um contêiner
Cascata do Fernandes proporciona lazer, aventura e educação
Morro da Gurita traz visão privilegiada, a 654 metros acima do nível do mar
Trilha dos Imigrantes é uma opção de lazer aos aventureiros
Beatificação de Padre Léo impulsiona turismo religioso