O Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de São João Batista, SindiEducar, comemora uma vitória histórica em favor dos educadores e da qualidade do ensino. A regulamentação da hora-atividade, um marco significativo para toda a categoria, foi publicada nesta semana, no Diário Oficial, solidificando um importante avanço na área educacional.
A partir de agora, os professores terão a oportunidade de cumprir o 1/3 da hora-atividade de maneira mais flexível: 40% deste tempo deverá ser na escola, sob a gestão do diretor, enquanto os outros 60% serão geridos pelo próprio professor. Esta conquista é resultado de uma longa história de luta do SindiEducar, que culminou na criação de uma lei municipal em 2023, que reconhece e regula a hora-atividade. Além disso, essa mesma lei assegurou mais quatro horas-atividade para as professoras de educação infantil (creche), preenchendo uma importante lacuna na valorização dessas profissionais.
De acordo com o presidente do SindiEducar, Deivid Herartt, anteriormente, a ausência de regulamentação nessa área gerava transtornos e incertezas para os profissionais da educação. Agora, com a nova lei em vigor desde 2023 e a regulamentação publicada recentemente, os professores estarão amparados e poderão organizar melhor sua hora-atividade.
Herartt destaca ainda que esta vitória é fruto de um esforço coletivo e reitera o compromisso do sindicato em continuar batalhando incansavelmente pelos interesses da classe. “Esta conquista representa um passo significativo em nossa jornada. Estamos abertos ao diálogo com a Secretaria de Educação, reconhecendo o novo momento da atual gestão municipal, pois entendemos que é desta forma que conseguimos avançar em conquistas e melhorias que sejam benéficas para ambas as partes”, ressalta.
O presidente complementa dizendo que ‘o sindicato acredita firmemente que, unidos, fortalecemos nossa voz e alcançamos avanços significativos na valorização da educação e no reconhecimento dos profissionais que dedicam suas vidas ao ensino e ao compartilhamento do conhecimento. Hoje, com a regulamentação da hora-atividade, celebramos mais um passo em direção a um futuro melhor para toda a categoria. Continuamos contando com o apoio e a participação de todos os professores associados para seguir avançando em nossa missão”, conclui.