Por Juliano César
SÉRIE B INICIARÁ NESTE FIM DE SEMANA
Começa neste sábado, 31, a Série B do Campeonato Catarinense, que vai apontar quais os três clubes que subirão para a Série A de 2021. Dez equipes disputam as vagas: Navegantes, Camboriú, Fluminense, Metropolitano, Internacional, Caçadorense, Guarani, Hercílio Luz, Próspera e Barra. Na primeira fase, todos jogam contra todos em turno único, classificando-se para a decisão os dois melhores colocados. Ambos estarão classificados para a elite do futebol barriga verde em 2021, juntamente com o terceiro lugar.
JOGOS DA 1ª RODADA
A competição tem um jogo de abertura no sábado, com Próspera x Fluminense em Criciúma, com arbitragem de Gustavo Baggio Ratti. No domingo, o Guarani enfrenta o Navegantes, com arbitragem de Paulo Roberto Nandi. Caçadorense x Camboriú terá o comando de Fernando Henrique de Medeiros Miranda. O Hercílio Luz joga diante do Barra, com Edson da Silva no apito. No feriado de segunda-feira, 2, é a vez de Metropolitano x Internacional e arbitragem de Diego da Costa Cidral
VISTORIAS NOS ESTÁDIOS
E o Departamento de Competições Especiais da Federação Catarinense de Futebol (FCF) concluiu nesta semana as vistorias nos dez estádios que receberão as partidas do Campeonato Catarinense Série B 2020. Além de Carlos Fernando Crispim, diretor do departamento e José Carlos Goulart Junior, diretor de Ligas Não-Profissionais, estiveram presentes os representantes dos clubes, delegados e supervisores dos jogos.
As avaliações foram baseadas no Manual de Infraestrutura de Estádios, que foi implantado em 2017 e entrou em vigor em 2018, contendo metas a serem cumpridas em todos os setores, propiciando segurança para atletas, funcionários, dirigentes e profissionais de imprensa. Itens como o campo de jogo, qualidade do gramado, vestiários para jogadores e arbitragem, instalações de imprensa, capacidade, arquibancadas e mais são averiguados cuidadosamente para que as partidas aconteçam nas melhores condições possíveis.
FEDERAÇÃO DEFINE PROTOCOLOS DEVIDO À PANDEMIA
Além das vistorias, houve apresentação de informações referentes ao protocolo de prevenção e combate à Covid-19. Os protocolos envolvem testagem e controle, higiene e limpeza, divisão do estádio por zonas, procedimentos de abertura do estádio, viagens e alimentação das delegações, entre outros. A FCF se compromete em dedicar todos os esforços possíveis na luta contra a pandemia. A segurança, saúde e proteção dos envolvidos na realização da competição será prioridade.
NAVEGANTES JOGARÁ EM SÃO JOÃO BATISTA
E entre os locais vistoriados, está Estádio Valério Gomes Neto aqui de São João Batista, que vai abrigar jogos do Navegantes Esporte Clube. Já o Camboriú mandará os jogos no Roberto Santos Garcia e o Fluminense na Arena Joinville. O Metropolitano não jogará em Blumenau, mas sim na cidade de Ibirama, no Estádio Hermann Aichinger. O internacional terá a sede no Vidal Ramos Júnior e a Caçadorense no Carlos Alberto Costa Neves. O Guarani jogará no Renato Silveira, o Hercílio Luz no Aníbal Torres Costa, o Próspera no Mário Balsini e o Barra no Estádio Dr. Hercílio Luz.