É A GUERRA
Depois de ser anunciado pelo prefeito Daniel Netto Cândido, a nova ponte poderá ter novo nome. O prefeito disse em discurso que a ponte seria uma homenagem ao primeiro prefeito da cidade, Gentil Silva, pai do atual presidente do MDB, Eurli Silva, o Irmão. Pois o vereador Leoncio Paulo Cypriani entrou com projeto para que a ponte seja denominada José Jovino da Silveira, que era conhecidíssimo como Zé Pedreiro. Pois então: antes mesmo da inauguração poderemos ter alteração do nome, caso seja aprovado. É a guerra declarada nas hostes da situação.
SINUCA DE BICO
Não gostaria de estar na pele dos vereadores batistense por dinheiro nenhum nesse momento. Quem votará com Leoncio? Como fica o prefeito que anunciou o nome da ponte? Como ficam os vereadores com a família Silva, se votarem pela mudança do nome? Uma situação altamente constrangedora criada pelo vereador Leoncio. O projeto já foi protocolado e entregue ao presidente do Legislativo, Éder Vargas. É o racha total na base governista. Ninguém se entende. E dá-lhe “samba do crioulo doido”.
MEXER NO MEU?
Se o projeto do vereador Leoncio é polêmico, o PL do vereador Betinho Souza não fica devendo nada. Betinho quer entre outras coisas, a redução do salário do prefeito e vice em 30%. Também protocolou o projeto na Câmara. Nesse momento de dificuldades econômicas, os cortes em despesas, salários, materiais e até obras estão acontecendo. O que chama a atenção é que não é uma iniciativa do próprio Executivo. É alguém tentando impor corte de salários dos outros. Se será aprovado não sei, mas que deixa o Executivo numa “saia justa” é inegável.
ALÇANDO VOO
Depois de dar várias entrevistas aos órgãos de imprensa, falando da chance de manter a coligação, o presidente do PSDB, neotrentino, Orivan Jarbas Orsi, vê um integrante do partido disposto a disputar em chapa própria. O empresário Deni Dell’Antônia não esconde isso de ninguém e está trabalhando para ser o candidato do partido. É tudo o que a oposição sonha em Nova Trento. Se a situação se dividir, a chance do MDB vencer as eleições aumenta muito. Ninguém precisa ser cientista político para prever isso. Resta saber se Deni terá o apoio da executiva para ser o candidato do partido.
MILHÕES
Criticar obra que é boa para a população não faz parte do meu caráter, a não ser quando os valores são fora da realidade. É o caso do serviço que está sendo feito na SC 108, São João Batista a Major Gercino. Nos trechos que há deslizamento de barro e desbarrancamento. São três os pontos. Pois, o serviço, que não é nenhuma obra complexa de engenharia, passa bem de R$ 2 milhões. Isso se não for acrescido de aditivos. É muita gente que ganha dinheiro fácil. Desilusão não com a política, mas com quem faz a política. Aproveitadores.
DESEMPREGO
Depois da demissão maciça dos trabalhadores nas indústrias de calçados de São João Batista, a cidade e, principalmente o comércio, ainda registra um movimento razoável. A grande preocupação ainda está por vir, quando o dinheiro das indenizações, auxílio do governo federal acabar. Por isso, a torcida é que: quanto antes nossas fábricas consigam retomar vendas e produção. Claro que não será uma retomada de produção como vinha se anunciado antes do efeito coronavírus. Mas tem muita gente preocupada com o que pode acontecer daqui a dois ou três meses. Vamos torcer que toda essa dificuldade passe logo. Muita gente já voltou para seus lugares de origem.