Em Canelinha, a Câmara de Vereadores já realizou duas sessões ordinárias neste ano, a primeira no dia 19, e a outra na terça-feira, 26. Porém, o que mais chama a atenção nesse início de trabalhos legislativos na Terra das Cerâmicas, é a não utilização da sede própria. O prédio está interditado devido à precária situação do telhado. Com isso, a posse dos vereadores, do prefeito e vice, em 1° de janeiro, teve que ser realizada no Auditório da Secretaria de Educação.
RECENTE REFORMA
O curioso é que, recentemente, na presidência de Arlindo de Simas (MDB), a Câmara passou por uma reforma no forro e no plenário, mas o telhado não foi mexido. O que se gastou, em torno de R$ 75 mil, não foi direcionado para a estrutura do telhado. Com o valor desse montante, Simas também instalou uma arquibancada, o que não agradou para quem frequenta o Legislativo.
ATÉ MEIO DO ANO
A expectativa do presidente Robinson Carvalho Lima (PP) é que, até o meio do ano, esteja concluída essa nova reforma que, enfim, deverá por fim aos problemas estruturais no prédio da Câmara de Vereadores de Canelinha. Outro problema que Robinson quer investir é na melhora dos equipamentos de informática que já se encontram defasado.
INDICAÇÕES PESSOAIS
Quantos aos três cargos comissionados do Legislativo de Canelinha, todos os nomes foram indicações do próprio presidente. John Lennon Piva, o Piva Neto, é o novo diretor da Câmara, com José Sálvio Goulart Junior de assessor parlamentar e a advogada Jéssica de Souza Oliveira sendo a nova assessora jurídica. “Levei os nomes ao partido, porém são escolhas minhas”, destaca o presidente.
DISPUTA PELAS COMISSÕES
A aparente tranquilidade da nova composição da Câmara de Vereadores de São João Batista, esconde uma disputa entre os partidos pela composição nas comissões. Duas reuniões foram realizadas para buscar o entendimento entre as siglas. O PP, partido que ficou de fora da composição da Mesa Diretora, ainda busca um lugar ao sol, ao menos, nas comissões. Pois então!
A VOLTA DAS SESSÕES ORDINÁRIAS EM MAJOR
Na segunda-feira, 1°, a partir das 19h, a Câmara de Vereadores de Major Gercino realizará a primeira sessão ordinária do ano, sob comando do presidente Augustinho Orlandi (PSL). Será a primeira vez que ele ocupará este cargo de presidente e a segunda em que será vereador pelo município. Em relação à equipe de trabalho do Poder Legislativo, poucas são as mudanças. Até aqui, a exceção fica por conta da Assessoria Jurídica, que passa a ter como responsável, o advogado majorense e radicado em Tijucas, Saulo Gomes.
VAMPIRO NA EDUCAÇÃO
O deputado estadual Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro (MDB), aceitou o convite feito pelo governador Carlos Moisés e assumirá o comando da Secretaria de Estado da Educação. O parlamentar já tem realizado reuniões com o atual secretário, Natalino Uggioni, e servidores da pasta para tomar conhecimento de projetos em andamento e trocar informações com as equipes. A data da posse ainda será definida. Natural de Criciúma, o futuro secretário tem 47 anos, formação em Direito e experiência em Gestão Pública. Essa é a segunda vez que ocupa o cargo de secretário de Estado. Entre janeiro de 2017 e março de 2018, esteve à frente da pasta de Infraestrutura. Antes, também foi secretário de Desenvolvimento Regional em Criciúma.