Exatamente trinta anos atrás, em 3 de agosto de 1990, a Polícia Militar de São João Batista recebia, pela primeira vez, uma viatura para uso exclusivo da corporação na cidade.
Até então, a Polícia Militar e a Polícia Civil compartilhavam uma única viatura, da marca GM, modelo Chevette. O veículo era utilizado para os serviços de polícia judiciária e de polícia ostensiva, simultaneamente.
O atual comandante da PM no município, subtenente Márcio Meyer, relembra a história e traz alguns fatos que marcaram a época.
Ele conta que, naquele dia, o então tenente coronel Itamar Farias Diniz, à época comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar com sede em São José, a qual a Polícia Militar de São João Batista se subordinava (atualmente se subordina ao 12º Batalhão com sede em Balneário Camboriú), acompanhado do então 1º tenente Adelino Senem Cardoso e do 2º tenente PM Marcelo Souza, comandante da Polícia Militar de Tijucas, fizeram a entrega de um automóvel da marca Fiat, modelo Uno 1.0, caracterizado com as cores da Polícia Militar.
A viatura foi recebida pelo comandante do grupamento, cabo Valdir Goulart e o efetivo composto pelos soldados Luiz Picolli, Clécio de Freitas (in memoriam), Renaldo Luiz Gouveia, Nivaldo Aloísio Junkes, Valdeci Quintino Molinari e Osmar de Borba (in memoriam).
Em 1990, a sede da Polícia Militar era localizada na rua Leoberto Leal, esquina com a rua Luis Laus (atual Centro Comercial Eliza), onde foi feita a entrega.
“Uma data simples, mas memorável. Fazer alusão aquele dia, trinta anos depois, enaltece os momentos distintos do dia a dia da corporação na cidade e contribui para manter viva memória institucional da Polícia Militar de São João Batista”, diz o subtenente Meyer.
Curiosidade
Ao longo de trinta anos, a Polícia Militar de São João Batista foi contemplada com outras treze novas viaturas, equivalente a uma substituição a cada dois anos e quatro meses, além de três motocicletas.
3 de agosto de 1990 – Fia Uno
23 de junho de 1998 – GM Ipanema
9 de março de 2001 – Honda Falcon 400cc
7 de novembro de 2001 – GM Corsa
29 de março de 2005 – VW Parati
15 de maio de 2008 – Renault Logan
13 de março de 2012 – Ford Fiesta
10 de fevereiro de 2014 – Fiat pálio
10 de fevereiro de 2014 – Renault Logan
20 de maio de 2015 – Shineray
20 de maio de 2015 – Shineray
12 de janeiro de 2016 – Fiat pálio Weekend
11 de outubro de 2018 – Fiat pálio Weekend
7 de janeiro de 2019 – Renault Duster
20 de agosto de 2019 – Fiat pálio Weekend
11 de fevereiro de 2020 – Renault Duster
Atualmente, a Polícia Militar de São João Batista possui uma frota de quatro viaturas e três motocicletas, com previsão para chegada de outra viatura, um Jeep Renegade, nos próximos dias.
O veículo foi adquirido com recursos do convênio de trânsito firmado com a Prefeitura Municipal.