A partir da próxima semana a rede municipal de ensino entra em uma nova fase das aulas não presenciais. O município aderiu a plataforma Google for Education, que trará maior interação entre professores e alunos.
Até o momento, os alunos da rede municipal tem utilizado outra plataforma, na qual utilizam para baixar o material disponibilizado pelos professores, realizam as atividades e dão o retorno. Os alunos que não têm acesso à internet, são disponibilizadas as atividades impressas nas escolas.
Entretanto, após uma avaliação da Secretaria de Educação, foi percebido uma necessidade maior de interação entre os professores e alunos para que se sintam o mais próximos da escola possível.
Com isso, a plataforma escolhida possui ferramentas que possibilitam a interação diária. O Google for Education pode ser utilizado tanto em computadores, tabletes ou smartphones.
Todos os alunos e professores ganharam uma conta de email pessoal para acessar a plataforma, que simula uma sala de aula. Para acessar o email, o aluno deve informar o primeiro nome e último sobrenome, tendo o endereço [email protected] no Gmail. A senha do primeiro acesso é a data de nascimento do aluno.
Videoconferência
Com a nova plataforma, os alunos terão aulas online durante o período escolar. Por exemplo, alunos que estudam pela manhã poderão entrar na plataforma no mesmo horário da escola para acompanhar as aulas com o professor ao vivo.
Na plataforma, o professor poderá disponibilizar atividades e fazer videoconferência com os alunos para explicar conteúdo ao vivo e sanar dúvidas que surgirem.
Entretanto, para os alunos que precisam de acompanhamento dos pais para acessar os dispositivos eletrônicos, as atividades ficarão salvas, assim como os vídeos das aulas para que possam acessar durante o horário disponível.
Inicialmente, a plataforma será para acesso dos alunos do pré-escolar até o nono ano. Ainda não foi definido nenhuma estratégia para crianças atendidas pelas creches municipais.
Segundo informações da Secretaria de Educação, 92% dos mais de quatro mil alunos da rede municipal de ensino e professores possuem acesso à internet, seja por computador ou celular.
Entretanto, aos outros 8% da comunidade escolar que não tem nenhum tipo de acesso à internet continuarão sendo disponibilizadas atividades impressas nas escolas, como já ocorre atualmente. Para isso, os pais precisam procurar a escola em que o filho é matriculado para retirar o material.
Qualquer dúvida em relação à nova plataforma de ensino deve ser procurado a escola do aluno ou a Secretaria de Educação, pelo telefone (48) 3265-3711.