Prevenir incêndios é tão crucial quanto saber como extingui-los ou agir adequadamente quando ocorrerem. Incêndios iniciais e outros incidentes menores podem ser evitados e controlados de maneira segura por pessoas devidamente treinadas, evitando assim tragédias. Muitas vezes, o pânico daqueles que tentam se salvar acaba causando mais vítimas do que o próprio acidente.
Com o intuito de implementar um plano de ação para prevenção e combate a incêndios, foi realizado no dia 8 de novembro, um treinamento com a equipe do Hospital Monsenhor José Locks, em São João Batista, em parceria com a Defesa Civil municipal. A atividade teve por objetivo orientar os colaboradores sobre os procedimentos a serem seguidos, especialmente no momento de evacuação do local de trabalho diante do risco de incêndio.
Durante o evento, o coordenador da Defesa Civil, Kleber Moura, que ministrou o treinamento para um grupo de nove colaboradores, relatou que, a prevenção e mitigação de grandes eventos e sinistros fazem parte dos planos da Defesa Civil em São João Batista. Nesse primeiro momento, a Defesa Civil atendeu a uma solicitação do hospital, realizando o treinamento como parte de uma parceria.
A atividade, que marca o início da implantação do plano de ação de emergência do hospital, forneceu orientações sobre procedimentos de evacuação. Esta é a primeira resposta em caso de incêndio. Moura destaca que foram repassadas informações para o grupo de colaboradores que fazem parte da Brigada de Incêndio, garantindo que a mesma esteja pronta para o primeiro atendimento e saiba como informar corretamente o Corpo de Bombeiros sobre qualquer evento de risco no hospital.
É crucial que a Brigada de Incêndio esteja preparada para oferecer suporte até a chegada do Corpo de Bombeiros, responsável pelo trabalho posterior. “As orientações são as primeiras ações, dando sequência em breve, juntamente com as agências de segurança pública do município, na elaboração do plano de evacuação do hospital. Estamos também organizando um simulado de incêndio nas instalações do hospital, fornecendo orientações práticas sobre como evacuar. O simulado visa analisar a estrutura necessária para que, no caso de um cenário real, o Hospital se prepare para a realização de ações preventivas urgentes”.
No final do treinamento os colaboradores integrantes da Brigada de Incêndio receberam certificado de Brigadista.