Dois casos idênticos de um crime bárbaro contra animais foram registrados nesta semana no Vale do Rio Tijucas.
O primeiro ocorreu na madrugada de segunda-feira, 26, no bairro Ribanceira do Sul, em São João Batista.
Era por volta das 7h, quando Claudenir Jacinto, 50 anos, foi até o pasto para tratar os gados e sentiu falta de uma vaca.
“Ela sempre me esperava no portão, todos os dias. E vi que ela não veio, então fui procurar”, conta.
Em uma parte do terreno, próximo ao rio, Claudenir percebeu que a cerca estava estourada e seguiu pelo outro lado do pasto para procurar o animal. Foi quando, na beira do rio, encontrou a vaca esquartejada.
A vaca estava prenha e o bezerro foi encontrado ao lado do corpo da mãe, ainda dentro da placenta.
“Quando vi aquela cena comecei a chorar, sem acreditar. Eu comprei ela ainda filhote, há uns dois anos, trouxe lá do Pinheiral. Essa era a primeira cria dela, e eu aproveitaria o leite para uso da família”, lamenta.
Os criminosos cortaram a vaca e furtaram apenas as melhores partes da carne, como os quartos dianteiro, com as patas, e paleta.
No local, o proprietário encontrou um alicate e uma corda usada pelos criminosos. Um boletim de ocorrência foi registrado online na Polícia Civil, e agora Claudenir tenta informações para descobrir quem foram os responsáveis pelo crime.
Criminosos deixam cabeça e vitela
Em Tijucas, na tarde de quarta-feira, 28, um caso idêntico ao de São João Batista foi registrado na rua Guilherme Varela, na região central.
A Polícia Militar foi acionada pela filha do proprietário do animal. Ela relatou que o pai chegou no campo de propriedade da família por volta das 14h e encontrou apenas a cabeça de uma das vacas, que também estava prenha.
Próximo à cabeça estava o corpo da vitela (bezerro) que foi retirado da vaca. Não foi possível identificar também os criminosos.
Furto de gados
Em São João Batista, em março, também foi registrado um furto de gados no bairro Colônia Nova Itália. Neste caso, os criminosos não mataram o animal no local.