A cobrança de uma suposta taxa associativa a microempreendedores individuais (Meis), tem gerado preocupação a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São João Batista nos últimos dias, isso porque a abertura de uma empresa Mei, não tem custo. Diversas pessoas procuraram a Sala do Empreendedor questionando a taxa, encaminhada aos microempreendedores por e-mail, aplicativo de conversa e telefonemas.
Conforme relatos, as correspondências apresentam falso cartão de notificação extrajudicial, em nome de uma inexistente “Associação de Microempresas de São João Batista”, com um QR Code para pagamento de uma taxa via Pix. Apesar de se apropriar de símbolos oficiais, o documento é falso.
“A única despesa do Mei é o pagamento mensal do Simples Nacional. A orientação é que as pessoas fiquem atentas a este tipo de golpe, que já aconteceu em outras cidades”, esclarece a responsável pela pasta, Graziela Dilma dos Santos Lucktemberg.
Em caso de dúvidas, os microempreendedores podem procurar orientações junto à Sala do Empreendedor, que fica situada no andar térreo da prefeitura, ou entrar em contato por meio do telefone/WhatsApp (48) 3265-4365. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.