A UBS Centro abrirá neste sábado, 29, das 8h às 12h, para vacinação contra a febre amarela. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista tem como objetivo alcançar o público que tem dificuldades para se dirigir durante a semana até os postos onde são aplicadas as doses.
“A febre amarela é uma doença gravíssima, com altas taxas de internação em UTI e de letalidade. O cenário em Santa Catarina e na nossa região é alarmante, com a doença se alastrando rapidamente. A única forma de proteção que existe contra a febre amarela é a vacina. Por isso, é fundamental que, quem ainda não se imunizou, tome a vacina o quanto antes”, comenta a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.
Conforme informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), oito casos humanos de febre amarela já foram confirmados no Estado em 2021. Destes, três evoluíram para óbito, sendo dois na Região da Grande Florianópolis (um em Águas Mornas e um São Bonifácio) e outro em Blumenau.
Já São João Batista contabiliza, no momento, um caso suspeito da doença. Trata-se de uma mulher de 42 anos, que está internada em estado grave na UTI. No histórico vacinal dela, não consta imunização contra a febre amarela. O exame está sob análise do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC).
Sintomas da doença
A febre amarela é uma doença grave e evolui rapidamente, se não for diagnosticada e tratada imediatamente. Os principais sintomas são início abrupto de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas, vômitos, fraqueza, cansaço e dor abdominal. A pele amarelada é um dos indicativos de gravidade. A recomendação para pessoas que apresentam algum sinal ou sintoma suspeito é procurar atendimento médico imediatamente.
Quem deve tomar a vacina
Todas as pessoas com idade entre nove meses e 59 anos devem tomar a vacina contra a febre amarela. Quem tem 60 anos ou mais, deve apresentar prescrição médica. E, quem recebeu a vacina contra a Covid-19 recentemente, deve respeitar um intervalo mínimo de 15 dias. É necessário apresentar Cartão do SUS e a Carteirinha de Vacina (se tiver).
Outros horários de vacinação
Além deste sábado, 29, a vacina contra febre amarela está disponível regularmente em três unidades de Saúde, com atendimento de segunda a sexta-feira. São eles:
– UBS Centro (Rua Gilson Geraldo Sartori, nº 411): atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
– UBS Jardim São Paulo (Rua Tibúrcio Taurino Bozzano): atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30
– UBS Novo Horizonte (Rua João Nicolodi, Ribanceira do Sul): atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h