Juliano César
Todos s vereadores compareceram na sessão ordinária da Câmara de Major Gercino, na noite de segunda-feira, 17. Durante a sessão, realizou-se a leitura do Projeto de Lei 04/2025, que dispõe sobre a contratação temporária de pessoal para atender excepcional interesse público e dá outras providências. O projeto fica na casa para que possa ser discutido e votado nas próximas sessões.
Também entrou o indicativo 04/2025, de autoria do vereador Jaci Taulentino Marcelino (União), que indica a reforma da ponte de arame localizada na rodovia SC 108, entre Major Gercino e o distrito de Tigipió, de São João Batista. Segundo o edil, o indicativo se justifica, devido a extrema importância da ponte para mobilidade da população local.
Outro indicativo, o n°05/2025, de autoria do vereador Gilberto Pedro Kamers (União), onde o mesmo indica que seja retomado o transporte público coletivo e gratuito entre as localidades de Boitexburgo e o Centro. A justificativa é para dar acesso àqueles que não têm veículos próprios e não possuem condições financeiras para arcar com custos de transporte.
Convite
O Poder Legislativo também recebeu convite da Secretaria de Assistência Social, através da secretária Jucilaine Fernandes Silveira, para que os edis façam uma visita ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras), na segunda-feira, 14, às 17h.
Palavra Livre
A presidente Viviane da Silva Batisti (PL), e o vereador Marcos Antônio Martins, o Marquinhos (PP), destacaram que a Ponte da Divisa será recuperada. Eles informaram que não há a necessidade dessa indicação, pois o município já vai iniciar a reconstrução da mesma.
O progressista também rechaçou que os maquinários da Prefeitura estivessem em boas condições, quando a atual gestão assumiu o Executivo. “Quando o prefeito Rodrigo (dos Santos) assumiu, logo na primeira semana, a atual equipe já recuperou vários maquinários”, destacou.
Marquinhos também informou que vem acompanhado o trabalho da iluminação pública, sob responsabilidade de Mariza Maleski.
Casan
O vereador Gilberto Pedro Kamers (União), disse que a situação do abastecimento de água pela Casan, no Centro da cidade está um descaso. “É um deboche. Estamos tomando uma porcaria de água”, disse. A presidente Viviane informou que a autarquia estadual estará em breve no município, para tratar sobre o assunto.
Estradas
Tanto os situacionistas, quanto os oposicionistas destacaram a importância de unir forças para buscar uma solução para a Rodovia SC-408, que liga Major Gercino até Leoberto Leal. “Foi muito dinheiro para pouco trabalho. É preciso uma solução”, disse Eliomar Batisti, o Lio (MDB).