Natural de Jaraguá do Sul, Norte do Estado, porém criado em Canelinha e São João Batista, o empresário Estevan do Nascimento, 44 anos, decidiu colocar o nome a disposição para concorrer ao cargo de prefeito da cidade.
Sem histórico político, somente o pai que foi candidato a vereador em Canelinha do ano de 1988, Estevan quer desburocratizar o Poder Público para fazer uma São João Batista mais eficiente.
Além disso, ele fala em mudança de administração para romper com, segundo ele, dois grupos políticos que se revezam no poder na cidade há mais de seis décadas.
Católico, Estevan é casado com Andresa Nunes Azevedo, ao qual tem dois filhos: Luca e Thor.
Sobre qual ideologia política segue, ele se diz liberal e, por isso, está filiado ao Partido Liberal (PL), do senador Jorginho Mello. “O liberalismo tem como pressuposto a defesa da liberdade individual, nos campos econômicos, político, religioso e intelectual. Por conta da minha experiência empresarial, como ex-presidente da Ampevale e, atualmente, como diretor da Fampesc, percebi que menos é mais. Ou seja, quanto menor a intervenção do Estado, menor é a burocracia, e, por conseguinte temos menos dificuldades na economia. Com este norte que baseio minhas convicções ideológicas, pois a base da sociedade é uma economia forte”, analisa.
Em uma frase, Estevan define política. “Na teoria é arte ou ciência de governar, mas na prática, ante ao que temos visto em nosso Brasil, esta ciência tem precisado de novas pessoas, novas ideias, a fim de mudar o cenário político atual”.
Em entrevista ao jornal Correio Catarinense, Estevan do Nascimento destaca os motivos para colocar o nome a disposição de se candidatar a prefeito de São João Batista.
“É urgente um novo paradigma, um novo grupo político, pois há 62 anos dois grupos políticos se revezam no poder”
1- Correio Catarinense: Por que o senhor quer ser prefeito de São João Batista?
Estevan Nascimento: Minha experiência com a Ampevale (Associação das Micro e Pequenas Empresas do Vale do Rio Tijucas) e Fampesc (Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais) me fez aprender que é preciso desburocratizar o Estado. É urgente um novo paradigma, um novo grupo político, pois há 62 anos dois grupos políticos se revezam no poder. É preciso mais diálogo entre o Poder Público e os empresários, eis que uma cadeia produtiva forte tem o condão de melhorar a vida social, gerando renda e emprego. Assim, me coloco à disposição, para governar para todos os batistenses e não para grupos políticos.
2 – Correio: Quais são as prioridades que a cidade necessita?
Estevan: É preciso eleger prioridades, e dentre as principais, destaco a situação embaraçosa que vive nossa saúde, pela privatização da administração do Hospital Municipal Monsenhor José Locks. É urgente a retomada da administração de nosso hospital para fiscalizar os gastos. Outra prioridade é diversificar nossa economia, trazendo novos setores, novas indústrias, gerando emprego e renda. Outra prioridade é viabilizar mais vagas em creches. Sabemos que são mais de 500 crianças esperando na fila, e sabemos o sofrimento dos pais. O compromisso é zerar a fila, por meio de novas creches e parcerias público privadas.
3 – Correio: Como será a relação com o Poder Legislativo?
Estevan: A Constituição federal de 1988 preconiza que os poderes são harmônicos e independentes entre si, e a relação com o legislativo será com transparência e diálogo, mas, acima de tudo, com independência. Nossa cidade merece um Poder Legislativo forte, e um administrador transparente que não faça da Câmara de Vereadores uma extensão de seu gabinete. Pelo contrário, queremos um legislativo responsável, independente de sigla partidária, com todos trabalhando para o melhor de São João Batista, que é administrar com transparência.
4 – Correio: Como será a participação popular e de entidades no governo?
Estevan: A participação popular é o que legitima um governo, não somente o voto. Importante lembrar que o Estado está para servir a população e não a população está para servir o Estado. De sorte que a participação popular também passa pelas entidades, que tão bem representam seus interesses. Para tanto, vamos abrir canais direto entre a população e o governo, a fim de estabelecer um diálogo entre administração pública e população jamais visto em nossa cidade.
5 – Correio: E a participação do vice na administração?
Estevan: Nosso vice, Maurício Nascimento, terá participação proativa na administração. Além de suas qualidades como profissional, é extremamente agregador e terá papel fundamental em nossa administração, fazendo um trabalho na área da assistência social, que realmente precisa.
6 – Correio: O candidato pode deixar uma mensagem ao eleitor de São João Batista?
Estevan: Chegou à hora da mudança, pois há mais de seis décadas, dois grupos políticos se revezam no poder, e essa mudança depende de você eleitor consciente. Por isso, no dia da eleição vote 22, e venha fazer parte deste momento histórico em nossa cidade. Conto com você, abraço.