A programação da Semana do Pescador teve início na quarta-feira, 23, em Tijucas com uma reunião na Colônia de Pescadores Z-25. Pescadores das localidades Praça, Sul do Rio, Santa Luzia e Pernambuco participaram do encontro que revelou boas perspectivas para o setor.
A reunião contou com a presença do prefeito Eloi Mariano Rocha, do presidente da colônia, Valdir Mafra, além de vereadores e secretários municipais. O presidente da FEPESC (Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina), Ivo da Silva também se fez presente.
Na ocasião, o assessor da colônia, engenheiro de aquicultura Tiago Manenti Martins, apresentou números da associação e relatou as melhorias já realizadas ao longo do ano passado e neste ano.
“Em 2020 contávamos com 90 associados e neste ano estamos com 120. Nossa meta é chegar a 200 pescadores associados ainda neste ano”, disse Tiago.
Entre as ações já adotadas para melhorar o atendimento aos pescadores, destaque para a regularização da documentação da colônia que agora tem todas as certidões em dia e com isso, fica apta a captar recursos, entre outros benefícios.
“Em todo o estado, temos apenas 10 colônias totalmente regularizadas, com as documentações em dia e Tijucas é uma delas. Isso representa um ganho enorme aos pescadores já que nesta condição a colônia pode conquistar muitos benefícios aos associados”, diz o presidente da Fepesc, Ivo da Silva.
O engenheiro também falou sobre os serviços prestados gratuitamente pela colônia, entre eles, a emissão de documento da embarcação (inscrição, renovação e transferência), licença de pesca no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e encaminhamento ao INSS de pedido de seguro defeso, que somente neste ano já foram 82 solicitações realizadas.
Para auxiliar nestas questões a colônia também conta com assessoria jurídica, tendo uma advogada à disposição dos pescadores para orientá-los quanto às questões legais.
NOVA SEDE PARA A COLÔNIA
Outro ponto discutido no encontro foi a possibilidade de construção de uma nova sede para a colônia. Através do projeto de lei 2411/2021 encaminhado pelo prefeito à Câmara de Vereadores, o município poderá ser autorizado a conceder uma subvenção social para a colônia, permitindo repasse de recursos para a realização da obra.
O novo prédio terá salas de atendimento e um amplo galpão com acesso ao rio para uso dos pescadores.
Em sua manifestação, o prefeito declarou que o novo prédio para a colônia em breve será uma realidade. “Esta nova sede não é sonho não. Nós vamos fazer! E mais do que isso, tudo que estiver ao nosso alcance para melhorar as condições dadas a vocês, pescadores, o faremos. O pescador precisa ser valorizado e isso passa pelas obras de dragagem do nosso rio, pelas condições desta colônia para o atendimento dado a todos vocês, enfim, todo benefício que pudermos buscar para melhorar a vida do nosso pescador, vamos buscar”, disse o prefeito.
DESFILE DE EMBARCAÇÕES
O encontro foi finalizado com um convite para o desfile de embarcações que será realizado no sábado, 26, a partir das 9h com saída na rampa municipal, próxima ao Casarão Gallotti. Os pescadores estão entusiasmados com a ideia e já garantiram a decoração de seus barcos para o desfile.
A comunidade é convidada a prestigiar o desfile à beira rio.