As condicionalidades do programa Auxílio Brasil foram pauta de reunião entre os integrantes da rede socioassistencial de São João Batista nesta semana. O encontro, realizado no CRAS, contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, assim como do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da escola estadual Professor Patrício Teixeira Brasil e do promotor Nilton Exterkoetter.
A iniciativa teve como objetivo alinhavar estratégias conjuntas para o acompanhamento de quem recebe o Auxílio Brasil em São João Batista. As famílias beneficiárias têm, entre suas obrigações, garantir que crianças e adolescentes mantenham frequência escolar e que cumpram o calendário nacional de vacinação. O estado nutricional de crianças com até sete anos incompletos também deve ser acompanhado, assim como gestantes devem fazer o pré-natal completo.
“Caso as famílias contempladas não atendam estes requisitos, elas podem ter o benefício bloqueado, suspenso ou, até mesmo, cancelado. Por isso, é muito importante que toda a rede socioassistencial do município esteja envolvida, fazendo o acompanhamento destes critérios e atuando de forma conjunta caso perceba que algum deles não venha sendo atendido“, comenta a secretária municipal de Assistência Social, Naldir da Silva Alexandre.
Ela destaca, ainda, que as famílias beneficiárias devem manter atualizado o Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal. Os dados informados devem ser revisados pelo menos a cada dois anos. Em São João Batista, o agendamento de horário para atualização do CadÚnico pode ser efetuado pelos fones/whats (48) 3265-2637 e (48) 3265-5222. A cidade possui, atualmente, 989 famílias abrangidas pelo programa.