Iniciou no sábado, 28, e deverá seguir por mais duas semanas, o recolhimento, transporte e descarte de todo o lixo da enchente que atingiu São João Batista no dia 1° de dezembro. E o valor destinado pela Defesa Civil Nacional ao município é de pouco mais de R$ 3,7 milhões.
A Prefeitura Municipal fez uma dispensa de licitação, ao qual destinará mais de R$ 2,1 milhões para a empresa batistense JV Empreendimentos, que está recolhendo e transportando o lixo para Brusque, na Recicle. Por sua vez, a empresa brusquense receberá mais de R$ 1,6 milhões para destinar esse lixo de forma adequada, como prevê a legislação ambiental.
Todo o valor será o equivalente a mais de 6,3 mil toneladas, que foi o recurso conseguido em Brasília, especificamente para esse fim. No caso da Recicle, o valor pago é de R$ 255 por tonelada. Já a JV, é R$ 81,72 por m³. “Era uma preocupação nossa, conseguir esse recurso para destinar todo esse lixo da enchente. Conseguimos esse valor em Brasília e contratamos de forma urgente para que pudéssemos o quanto antes realizar esse trabalho”, destaca o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca (MDB). De acordo com ele, caso todo o lixo não ultrapasse o peso estipulado de pouco mais de 6,3 mil toneladas, o valor será destinado. Mas, se ultrapassar o peso orçado, será o município que terá que arcar.
Pontos
Os pontos estão situados nos bairros Krequer, Ribanceira do Sul, Tajuba I e Tajuba II, e foram utilizados para colocação dos entulhos retirados das vias públicas após a enchente, considerada a pior já registrada na história da cidade.
A estimativa inicial da Prefeitura de São João Batista é que cerca de 10 mil toneladas de resíduos sejam removidas ao longo das próximas semanas.