Em mais uma edição do maior concurso brasileiro de queijos, a região do Diamante, em Major Gercino, confirma a qualidade de seus produtos e é premiada mais uma vez com inúmeras medalhas. Ao total, foram quatro medalhas de ouro, duas de prata e cinco de bronze.
De acordo com o extensionista da Epagri, Remy Narciso Simão, é o reconhecimento de uma história centenária na produção de queijos artesanais na região, mas que sua origem remonta séculos de saberes, passados de pais para filhos, desde suas origens europeias.
“O terroir das montanhas do interior de Major Gercino, seu clima, solo, vegetação e o modo de fazer dos habitantes da região, deu origem a um produto único. Um legítimo queijo brasileiro”, destaca Simão, ao comentar mais esse reconhecimento.
O prefeito de Major Gercino, Rodrigo dos Santos (PP), também compareceu ao evento, onde prestigiou os produtores, assim como a presidente do Sindicato Rural, Marlene Aparecida Ribeiro Fuck.
Resultados
Ouro: Queijo Artesanal Diamante para Martina Enter de Souza, Jaine Aparecida da Silva e Olga Marian Knaul, além da Manteiga Vô Ipa.
Prata: Queijo Artesanal Diamante para Leni Amorim Knaul e Irene Esse Schlichting.
Bronze: Doce de Leite do Vô Ipa, Queijo Diamante do Vô Ipa (60 dias e 20 dias), Queijo Artesanal Diamante de Jaine Aparecida da Silva e Irma Marian Knaul.