Cristiéle Borgonovo
Agora a árvore de Natal ganhou um novo significado. Porém, um cuidado especial para ela não ir ao chão. Afinal qual criança não se encanta com o colorido das luzes piscando sem parar? Talvez a palavra luz defina a chegada da pequena Maria Júlia Gonçalves, de 11 meses na vida do papai de primeira viagem Jardel Gonçalves, 37 anos.
O batistense, em outubro de 2020, passou 30 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em uma luta diária contra a Covid 19. Esse será o primeiro Natal após o nascimento da pequena. Ao lado da esposa Bruna Franzini Gonçalves, 30 anos, relembrar dos momentos de angustia é desafiador.
Após positivar para Covid 19, ele foi para o Hospital Monsenhor José Locks, em São João Batista com crises graves de falta de ar. Dois dias depois foi transferido para a cidade vizinha de Nova Trento e entubado em coma induzido na UTI. A angustia da família, que em orações pedia pela recuperação, foram incessantes até 9 de novembro, quando, enfim foi extubado. Depois, mesmo acordado, ficou na UTI onde totalizaram 30 dias.
Após a alta médica, a rotina mudou completamente, foram mais dois meses dedicados a fisioterapia, exames e consultas. Aos poucos retomou ao trabalho, até estabelecer a rotina normal. Entre os momentos de maior dificuldade, recorda de quando foi extubado. “Ainda na UTI eu estava consciente, mas meu corpo não respondia. Não conseguia falar nem me mexer. Me alimentava por sonda. Lembro da primeira visita que foi da minha mãe e minha esposa. Não conseguia me comunicar, aquilo foi muito angustiante. Eu chorava muito, mas, uma enfermeira, me disse, calma, é assim mesmo, a recuperação é um dia de cada vez. E assim aconteceu, aos poucos a voz voltou baixinho, a alimentação começou líquida e muita fisioterapia”, relembra.
Maria Júlia e um novo recomeço
O desejo de ser pai já vinha há muito tempo. Antes mesmo da pandemia o assunto já era recorrente entre o casal. Porém, após a vitória na luta contra a Covid 19 e a recuperação estabelecida, a notícia que Jardel sonhava há anos chegou. “Foi um dos dias mais felizes da minha vida e hoje poder celebrar o primeiro Natal junto do meu maior presente é motivo de enorme gratidão”, diz.
A pequena também foi um presente para toda a família de Jardel que ganhou a primeira neta e primeira sobrinha.
Sobre esse primeiro Natal em família com a presença da menina, o sentimento é de muito amor. Toda decoração, fotos, montagem da árvore é pensado nela. “Depois do renascimento pós covid e a chegada da Maria, mudei até mesmo a minha forma de enxergar o mundo. Tento ser mais compreensivo, pois dessa vida não se leva nada. Hoje tudo que eu faço é pensando nela em primeiro lugar, pois quero ensiná-la a ser uma pessoa do bem”, destaca.
A mensagem que Jardel deixa a todos nesse Natal é que essa é uma época de comemorar, se abraçar e trocar presentes. “Viva esses momentos com os amigos e familiares, perdoem, peçam perdão, ame e respeitem seus pais e filhos como se fosse o último dia de nossas vidas”, conclui.