• Quem somos
  • Anuncie
  • Assine
  • Fale Conosco
2 de julho de 2025

Correio Catarinense

GRUPO WHATSAPP
  • Home
  • Notícias
    • Agricultura
    • Calçados & Cia
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Especial
    • Esporte
    • Infraestrutura
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
  • Coronavírus
  • Colunas
    • Área VIP
    • Crônica da Amanda
    • Economia e Negócios
    • Entrelinhas
    • Gente e Gestão
    • Pingos e Respingos
    • Toque Esportivo
  • Edição impressa
  • Obituário
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
    • Agricultura
    • Calçados & Cia
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Especial
    • Esporte
    • Infraestrutura
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
  • Coronavírus
  • Colunas
    • Área VIP
    • Crônica da Amanda
    • Economia e Negócios
    • Entrelinhas
    • Gente e Gestão
    • Pingos e Respingos
    • Toque Esportivo
  • Edição impressa
  • Obituário
No Result
View All Result

Correio Catarinense

No Result
View All Result

Início » Notícia » Inverno em Santa Catarina deve ter chuvas e temperaturas próximas da média

Inverno em Santa Catarina deve ter chuvas e temperaturas próximas da média

Com um evento de La Niña previsto para o final do inverno, esta mudança entre os fenômenos deverá impactar diretamente as condições meteorológicas de chuva e temperatura em Santa Catarina

Inverno em Santa Catarina deve ter chuvas e temperaturas próximas da média

Por Redação Correio Catarinense
20 de junho de 2024
Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Com a chegada do inverno no Hemisfério Sul, às 17h51min desta quinta-feira, 20, Santa Catarina se prepara para enfrentar uma estação marcada por características climáticas peculiares.

Conforme dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), o El Niño teve fim em meados de junho, dando espaço à neutralidade. Com um evento de La Niña previsto para o final do inverno, esta mudança entre os fenômenos deverá impactar diretamente as condições meteorológicas de chuva e temperatura em Santa Catarina.

De acordo com a equipe de monitoramento da  Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, enquanto o litoral e áreas próximas poderão registrar índices acima da média, as regiões do Grande Oeste e Planalto Sul catarinense devem manter-se com chuvas abaixo da média histórica.

Já as  temperaturas do inverno catarinense prometem ser mais amenas do que o habitual. Embora ainda sejam esperados episódios de frio intenso, incluindo a possibilidade de geadas e precipitação invernal, espera-se que esses eventos sejam menos frequentes ao longo da estação.

Apesar do inverno ser característico de temperaturas baixas, a tendência é de condições menos extremas, mesmo assim há possibilidade de eventos meteorológicos severos, como ciclones e frentes frias. Eventos esses que podem resultar em chuvas intensas e requerem uma atenção contínua e preparo adequado por parte da população.

De acordo com a climatologia, a chuva média nos meses de inverno é a menor do ano em Santa Catarina, sobretudo nas áreas litorâneas, Vale do Itajaí e norte do estado, com valores mensais variando de 90 a 130 mm. Já nas cidades do Grande Oeste e Planalto Sul, a precipitação oscila de 110 a 180 mm. “Nesta época do ano, são frequentes entradas de massas de ar frio, que provocam quedas significativas nas temperaturas, além da condição de amplitude térmica (com frio no amanhecer e com temperaturas amenas nas tardes), resultante do tempo mais seco”, afirma a equipe de monitoramento da Proteção e Defesa Civil.

La Niña no final do inverno catarinense

Nos últimos meses, as águas do oceano Pacífico equatorial vêm apresentando resfriamento, o que levou ao fim do fenômeno El Niño, segundo relatório da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos publicado no dia 13 de junho de 2024. O El Niño favoreceu os eventos de chuvas intensas registradas no Sul do Brasil nos últimos meses, mas com o fim do fenômeno, as águas do oceano Pacífico retornam à condição normal, ou seja, à neutralidade. Entretanto, a previsão climática indica a possibilidade de configuração de um evento de La Niña a partir do final do inverno.

Além do El Niño e da La Niña, outros fenômenos que ocorrem no globo terrestre também impactam nos padrões de chuva e temperaturas no estado.

Em condições de neutralidade o inverno catarinense é menos chuvoso, porém em 2024 a tendência é que o cenário seja de chuvas próximas da média nas áreas litorâneas e abaixo da média entre o Grande Oeste e os planaltos. Apesar disso, não se pode excluir a passagem de sistemas meteorológicos, como ciclones e frentes frias, que favoreçam eventos de chuva volumosa no estado.

Já com relação às temperaturas para a estação mais fria do ano, a previsão indica valores acima da média, ou seja, é esperado um inverno mais ameno, mas isso não exclui a chance de episódios de frio intenso, com ocorrência de geadas e precipitação invernal. No entanto, os eventos de frio intenso devem ser menos frequentes.

Curiosidades do inverno 

É no inverno que é registrado o maior número de ocorrência de precipitação invernal, como a chuva congelada, a chuva congelante e a neve.

Você sabe como ocorrem estes eventos e como diferenciá-los um do outro?

Para que a precipitação ocorra em forma de flocos de neve, é necessário que a temperatura do ar esteja abaixo de 0°C entre o solo e a base da nuvem. A chuva congelada se forma quando os flocos de neve caem da nuvem e passam por uma variação de temperatura (acima e abaixo de 0°C), descongelando e congelando novamente antes de chegar no solo. Já a chuva congelante, se forma quando as gotículas de água congelam apenas ao entrar em contato com o solo.

Figura 1 – Tipos de precipitação na atmosfera. Diferença entre chuva, chuva congelante, chuva congelada e neve. Fonte: NOAA/NWS e adaptação por Climatempo

Para auxiliar na confirmação de eventos de neve, a população pode seguir algumas orientações:

  • Tire fotos e grave vídeos que mostrem claramente a neve caindo e acumulando, incluindo referências visuais como árvores, telhados ou carros para indicar a localização e a quantidade de neve.
  •  Anote ou mencione no vídeo a data, a hora e o local exato (incluindo o nome da cidade e, se possível, as coordenadas geográficas).
  • Compartilhe essas informações com as autoridades locais, como a Defesa Civil, para que possam ser verificadas e registradas oficialmente.
  • É importante relatar qualquer mudança significativa nas condições meteorológicas, como variações na intensidade da neve ou alterações na temperatura.

Recomendações para a população

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
  • Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br

SendShareTweetShareSendShare

Notícias Relacionadas

Contratação de funcionário público com problemas judiciais gera polêmica em São João Batista
Notícia

9ª Conferência Municipal de Assistência Social de São João Batista acontece nesta quinta-feira, 3

2 de julho de 2025
1ª Expo SJB movimenta São João Batista de 25 a 27 de julho com shows, feira e gastronomia
Notícia

1ª Expo SJB movimenta São João Batista de 25 a 27 de julho com shows, feira e gastronomia

1 de julho de 2025
São João Batista implementa “Dose Zero” contra o sarampo em bebês de 6 a 11 meses de idade
Notícia

São João Batista implementa “Dose Zero” contra o sarampo em bebês de 6 a 11 meses de idade

30 de junho de 2025
Carregar mais
Próxima notícia
Nova ambulância é entregue ao Corpo de Bombeiros Militar de São João Batista

Nova ambulância é entregue ao Corpo de Bombeiros Militar de São João Batista

Festa de São João Batista inicia nesta sexta com quatro dias de evento

Festa de São João Batista inicia nesta sexta com quatro dias de evento

Notícias mais acessadas

  • QUANDO A VIDA MUDA DE COR

    QUANDO A VIDA MUDA DE COR

    169 compartilhamentos
    Compartilhar 164 Tweet 2
  • 1ª Expo SJB movimenta São João Batista de 25 a 27 de julho com shows, feira e gastronomia

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Circuito Palco Giratório do Sesc abre programação dos 67 anos de São João Batista neste domingo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Neotur indica e Sônia Maria Kremer Silva será a secretária de Cultura e Turismo de Nova Trento

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tweet 1
  • Melhores pilotos do Brasil participam de evento na Mega Motos Honda em São João Batista

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
Facebook Youtube

Receba nossas notícias

Quer receber nossas notícias em seu e-mail? Cadastre seu e-mail ou entre em nosso grupo do WhatsApp e esteja sempre bem informado!

Inscreva-se
GRUPO WHATSAPP

Editorias

  • Agricultura
  • Área VIP
  • Artigo
  • Calçados & Cia
  • Cidades
  • Colunas
  • Conteúdo Patrocinado
  • Crônica
  • Crônica da Amanda
  • Cultura
  • Economia
  • Economia e Negócios
  • Educação
  • Entrelinhas
  • Entretenimento
  • Entrevista
  • Especial
  • Espiritualidade
  • Esporte
  • Evento
  • Gente e Gestão
  • Geral
  • Informe
  • Infraestrutura
  • Mais Notícias
  • Meio Ambiente
  • Negócios
  • Notícia
  • Obituário
  • Pingos e Respingos
  • Política
  • Previsão
  • Regional
  • Saúde
  • Segurança
  • Solidariedade
  • Tecnologia
  • Toque Esportivo
  • Trânsito
  • Turismo

Correrio Catarinense

Rua João Francisco Steil, 76,
Sala 02, Centro
São João Batista, 88240-000 / SC

T: +55 (48)3265-0446

© 2005 - 2020 Correio Catarinense - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ZHF Mídia Digital.

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
    • Agricultura
    • Calçados & Cia
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Especial
    • Esporte
    • Infraestrutura
    • Negócios
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
  • Coronavírus
  • Colunas
    • Área VIP
    • Crônica da Amanda
    • Economia e Negócios
    • Entrelinhas
    • Gente e Gestão
    • Pingos e Respingos
    • Toque Esportivo
  • Edição impressa
  • Obituário

© 2005 - 2020 Correio Catarinense - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ZHF Mídia Digital.