Juliano César
A Câmara de Vereadores de São João Batista realizou, na segunda-feira, 16, a última sessão ordinária de 2024. A reunião foi marcada por um clima de reconhecimento e compromisso com o futuro do município. Três cidadãos assíduos nas sessões — Adelurdes Kreusch, Jorge Alves Rodrigues e Ari Cezar de Souza, o Pelé, receberam uma singela homenagem, evidenciando a importância da participação ativa da comunidade.
NOME NA ASSISTÊNCIA SOCIAL
A assistente social, Simone Vargas Mazera será a secretária de Assistência Social de São João Batista, na gestão de Juliano Peixer (União) e Mateus Galliani (PP). Ela aceitou o convite do prefeito eleito, porém só poderá assumir depois do dia 10, pois necessita cumprir o aviso prévio na Comunidade Bethânia. Um ótimo nome para assumir o cargo em uma nova gestão para São João Batista.
DALBOSCO NA DEFESA CIVIL
E para a Defesa Civil Municipal, a tendência é que o sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Nilson Veneri Dalbosco assuma a função. Ainda restam detalhes burocráticos entre município e estado. Caso sejam sanadas essas questões, Dalbosco será o futuro responsável pela pasta. O sim dele já foi confirmado.
‘ELES NÃO’
Os bastidores da política em Nova Trento fervilharam, com a não nomeação de alguns “dinossauros” da politica local. Sálvio Osmar Tonini, o Beréco, Jorge Ferrara e Valdemir Luiz Quaiatto foram informados durante essa semana que não serão nomeados para o primeiro escalão. Quam sabe no segundo ou terceiro. Logo o trio que muito se dedicou durante a campanha.
PARTICIPOU DA TRANSIÇÃO
No caso de Quaiatto ainda é mais intrigante. Isso porque ele participou diretamente de todo o processo, a convite do próprio prefeito eleito, Maxiliano de Oliveira, o Max (PL). Era certo que seu nome seria anunciado como futuro secretário de Administração e Finanças, porém, até o momento, não há nada de concreto. Pelo contrário: a informação foi o próprio Quaiatto que encontrou de que não será chamado. Pois então!
MAIS HOMENAGENS
Além da homenagem, duas Moções de Aplausos foram entregues. A primeira, destinada aos jovens atletas do Projeto Formando Cidadão, reconhecendo o destaque do grupo em amistosos no Rio de Janeiro, onde representaram São João Batista e Santa Catarina. A segunda honraria foi conferida à Dra. Christiane Maria Mora, em virtude de sua excelência acadêmica e contribuições às áreas de educação, saúde e pesquisa, que foram reconhecidas em esferas internacionais.
APROVAÇÕES DE FIM DE ANO
A sessão também foi palco de deliberações de projetos, entre eles: Projeto de Lei Ordinária nº 31/2024 (aprovado em votação única): Definição da amortização do déficit atuarial do RPPS Municipal, Projeto de Lei Ordinária nº 32/2024 (aprovado em votação única): Abertura de crédito adicional especial para o orçamento de 2024 no valor de R$ 111.118,28; Projeto de Lei Ordinária nº 19/2024 (aprovado em votação única): Nomeação da “Rua Nilton Sebastião Michalski”; Projeto de Lei Ordinária nº 29/2024 (aprovado em 2ª discussão e votação):Aprovação do orçamento municipal para 2025, Projeto de Lei Ordinária nº 17/2024 (aprovado em 2ª discussão e votação): Inclusão de São João Batista na rota turística Caminho do Louvor e Projeto de Lei Ordinária nº 18/2024 e sua Emenda nº 1 (aprovado em segunda discussão e votação): Definição e adequação dos subsídios para prefeito e secretários municipais no próximo mandato.