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Início » Notícia » Estudantes de Design de Moda criam projetos para tornar roupas mais acessíveis

Estudantes de Design de Moda criam projetos para tornar roupas mais acessíveis

Propostas foram elaboradas pelas acadêmicas da 2ª fase para o público que tem deficiências visual

Estudantes de Design de Moda criam projetos para tornar roupas mais acessíveis

Por Redação Correio Catarinense
14 de janeiro de 2025

Tornar a compra e o uso de uma peça de roupa mais inclusiva e acessível para pessoas com deficiência visual foi a premissa do trabalho desenvolvido pelas acadêmicas da 2.ª fase de Design de Moda da Unifebe.

Desde a criação de QR Code para identificar o tamanho, cor e modo de lavar, preparação de espaços inclusivos até formas lúdicas para que as crianças com deficiência visual possam reconhecer a cor e a peça de roupa foram algumas propostas criadas pelos futuros designers.

A professora Gabriela Poltronieri Lenzi, explica que a ideia de trabalhar o tema surgiu dos próprios estudantes. “No componente curricular Metodologia de Projeto, os acadêmicos aprendem a desenvolver um projeto, utilizando uma metodologia e tudo começa a partir da identificação da demanda. Para isso, em grupos, eles foram instigados a pensar em situações reais que envolvem a Moda e, por escolha da própria turma, eles decidiram trabalhar com roupas, produtos ou serviços de moda, voltados às necessidades de pessoas com deficiência visual”, revela.

Para entender a realidade dos deficientes visuais, as estudantes conversaram com o deficiente visual Sidnei Pavesi e com o casal Jefferson de Oliveira de Souza e Larissa Araújo de Azevedo, que são cegos totais. A partir do bate-papo com o público-alvo, o grupo da acadêmica Maria Durkop criou um projeto voltado ao momento de compra das roupas e sugeriu medidas de acessibilidade, como etiqueta em braile e QR Code para ser utilizado no TalkBack, um serviço de acessibilidade do smartphone, que auxilia cegos e deficientes visuais a interagir com a tecnologia.

“Iniciativas como essa reforçam o compromisso com a sociedade, ampliam a conscientização social e mostram que pequenas adaptações podem gerar impactos transformadores na vida de muitas pessoas. Projetos como este são um passo significativo rumo a uma moda e sociedade mais inclusiva para todos”, avalia a acadêmica.

Além de conferir o resultado dos projetos apresentados pelas equipes, os convidados Jefferson e Larissa contribuíram com considerações sobre as propostas.  Para o casal, as ideias expostas na atividade tornariam o processo de compra das roupas mais inclusivo e acessível, permitindo ao deficiente visual se localizar na loja, encontrar o produto com tranquilidade, conferir a qualidade da peça e escolher de acordo com a sua preferência com muito mais autonomia.

A professora Gabriela Poltronieri Lenzi considera o projeto um meio de reflexão sobre a moda como uma possibilidade de acesso às pessoas. “Entendemos que a roupa é uma possibilidade de apresentação social, cultural e de acesso das pessoas ao mundo que a gente experimenta. Então, pensar nisso a partir da ótica de uma pessoa com deficiência visual faz com que eles percebam a verdadeira natureza do design de moda”.

A importância social do projeto, destaca a coordenadora de Design de Moda, professora Jô Rosa, revela-se na promoção à inclusão e à igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência visual. “Ao desenvolver soluções que facilitam a identificação e a compra de roupas, os estudantes de Design de Moda estão contribuindo para a autonomia e a independência dessas pessoas. Além disso, o projeto sensibiliza a sociedade sobre as necessidades específicas de indivíduos com deficiência visual, incentivando outras empresas e setores a adotarem práticas mais inclusivas”.

 

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