O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e Região (Sintricomb) publicou dois editais de convocação para a realização de Assembleias Gerais Extraordinárias, com o objetivo de iniciar a negociação coletiva das cerâmicas e olarias de Canelinha. Elas estão marcadas para o dia 25 de janeiro de 2026, domingo, na subsede da entidade, localizada na rua Professor Geraldo Thomas, nº 39, Centro, em Canelinha.
A primeira assembleia está prevista para ocorrer às 10h, em primeira convocação, e às 10h30, em segunda convocação, com qualquer número de trabalhadores presentes. O encontro irá tratar da análise e aprovação da pauta de reivindicações referentes às condições de trabalho e salários para a celebração da Convenção Coletiva de Trabalho 2026/2027.
Também está prevista a instalação da comissão de negociação, a declaração de assembleia geral permanente e itinerante durante a campanha salarial, a autorização para a diretoria encaminhar as negociações, inclusive para assinatura de convenção coletiva ou ajuizamento de dissídio coletivo, além da escolha da comissão de negociações e dos representantes da comissão de conciliação prévia.
Já a segunda assembleia está marcada para as 11h, em primeira convocação, e às 11h30, em segunda convocação. Na pauta, estão questões relacionadas à administração do sindicato.
As convocações abrangem trabalhadores dos municípios de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Vidal Ramos, Nova Trento, São João Batista, Canelinha, Major Gercino, Imbuia e Leoberto Leal. Os editais são assinados pelo presidente do sindicato, Izaías Otaviano.
A partir das definições apresentadas na assembleia será elaborada a pauta de negociação a ser entregue ao Sindicato Patronal, o Sincervale. A entidade representa os empresários do setor naquela região.
A data base, ou seja, quando a negociação precisa estar encerrada, é 1º de fevereiro.



