Cristiéle Borgonovo
Célia Bernadete Valle, 78 anos, abre a porta de casa, em Nova Trento, para mostrar o presépio da família. Todas as peças e organização foram confeccionadas pelo saudoso marido Célio José Valle, o popular Geada que faleceu há nove meses. O casal sempre montou presépios junto dos filhos e netos. Mas há 14 anos ela nunca mais desmanchou o presépio da sala, deixando ele fixo como uma decoração do lar.
Todas as peças presentes foram confeccionadas por Geada. Desde os animais aos reis mago, Maria, José e Jesus. Célia conta que depois do presépio com a formação tradicional pronta, ele passou a trazer elementos da cidade de Nova Trento. Primeiro foi a miniatura da primeira igreja de Nova Trento na Praça Getúlio Vargas e dois casarões que tem no Centro. Tudo em uma espécie de segundo andar.
O Morro da Cruz não ficou de fora. Subiu no presépio o terceiro andar, onde fez o acesso ao Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro com as 12 estações, a fonte de Moisés, a imagem de São Carlos Borromeu e a majestosa igreja no topo do morro. Em seguida vieram o parque da praça principalonde as famílias se reúnem para levar as crianças para de divertirem.
Célia recorda que o marido era apaixonado pelo Natal. Era um dos membros atuantes das novenas, fazia os cantos natalinos, confeccionava pacotinhos de Natal para entregar as crianças. “Era a alegria dele. Hoje o presépio que ele construiu com tanto carinho é uma lembrança saudosa da dedicação e carinho no qual tinha pelo nascimento do menino Jesus”, conclui Cecília.