O município de Major Gercino deverá aderir ao Cim–Granfpolis, Consórcio Intermunicipal. Um projeto de lei foi protocolado na Câmara de Vereadores, e lido durante a sessão ordinária de segunda-feira, 14, ao qual deve ir à votação em breve.
A lei destaca que ficará ratificado o protocolo de intenções do Cim-Granfpolis e autorizado o ingresso de Major Gercino ao consórcio público e, para tal, é preciso ser associado.
Com isso, Major Gercino poderá realizar compras em conjunto com os demais municípios, por exemplo, o que pode baratear os custos dessas aquisições.
Rural
Outro assunto em voga foram os ofícios assinados pelo vereador Rodrigo dos Santos (PP) e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Major Gercino (Sintrumg), Marlene Aparecida Ribeiro Fuck. Ambos solicitaram benfeitorias ao secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva, que visitou a cidade.
Eles pedem que se destine mais calcário ao município, um veículo para o Sintrumg, além de cursos profissionalizantes aos produtores de leite, aos apicultores e criadores de equinos e bovinos.
Outro pedido foi a regularização fundiária ao setor rural. “Importante para o desenvolvimento de nossa agricultura. Desta forma, concedendo a eles, um melhor rendimento, mais lucro e muito mais competitividade”, destaca dos Santos.
Respostas
Ainda no assunto agricultura, o Poder Executivo respondeu as indicações anteriores do vereador Rodrigo, ao qual informou que o município não disponibiliza no momento de médico-veterinário. Isso porque, após a saída de quem ocupava o cargo, ficou vago pois o município está impossibilitado de contratar devido ao presidente da República sancionar Lei Complementar, que proíbe contratar novos profissionais até o fim deste ano. A resposta foi criticada pelo vereador.
Da mesma forma, o Executivo informou que estão em andamento, os trabalhos para a formalização do Selo de Inspeção Municipal (Sim), tão importante para a comercialização do queijo da cidade.