A alimentação no ambiente hospitalar, assim como em casa, é fundamental para a boa recuperação de qualquer doença. Em Brusque, o Imigrantes Hospital e Maternidade conta com 13 profissionais no setor de Nutrição e Dietética, que servem diariamente uma média de 110 refeições, sendo: 30 desjejuns, 50 almoços e jantares e 30 lanches da tarde e ceia. Sabor e apresentação dos pratos são prioridade.
Com a pandemia, os desafios da equipe são ainda maiores, por conta da perda de paladar e olfato por grande parte dos pacientes. “A Covid-19 é uma doença que faz uma catabolização muito rápida deixando o paciente mais frágil e sem apetite. Então, buscamos encantar pelo olhar, para assim evitarmos um agravo da doença”, conta a nutricionista Aline Colzani.
De acordo com ela, a dieta hospitalar vem sendo adaptada às tendências da gastronomia. “Durante a internação, a aceitação dos alimentos pelo paciente sofre influências de aspectos psicológicos, dos sintomas relacionados às doenças, das modificações de consistência da dieta, das restrições de ingredientes que propiciam a monotonia e até da forma de atendimento prestado. Para favorecer a aceitação alimentar, é importante trabalhar a questão organoléptica dos alimentos, além de dar cor à bandeja com a refeição do paciente, ter uma boa apresentação estética, considerar os hábitos alimentares, atender com cortesia e proporcionar conforto ao ato da alimentação”, defende.
Para a gerente de operações do hospital, Fernanda Rodrigues, aos poucos a alimentação hospitalar está perdendo aquela visão de uma alimentação de difícil aceitação.
“A nutrição no Hospital Imigrantes busca trazer essa característica positiva, com uma equipe de cozinheiras e copeiras que possuem treinamentos constantes em montagens, decoração e sabores. Todo o trabalho é orientado e supervisionado por nutricionista e busca um padrão para encantar e tornar prazeroso o momento das refeições, com uma experiência diferenciada”, conta.
Momentos especiais
Comer é um ato social. Por isso, no Hospital Imigrantes a equipe de nutrição faz questão de lembrar datas importantes, como Outubro Rosa, festas juninas ou dia das mães durante as refeições. “Em 2020 realizamos um “Correio Elegante” entre os pacientes para marcar as festas juninas e julinas. A ação nos surpreendeu pela vontade dos pacientes de receber e também enviar mensagens de afeto. Já em outubro, aproveitamos a oportunidade para levar informação sobre o câncer de mama”, conta Fernanda.
Na rotina hospitalar do Hospital Imigrantes, a equipe de Nutrição alia a prescrição dietética e as restrições alimentares à elaboração de refeições saudáveis, nutritivas, atrativas e saborosas.
“No hospital temos muitas situações de dietas modificadas dependendo da doença do paciente ou procedimento pré ou pós cirúrgica. Temos internações por patologias, mas também por procedimentos de partos – nascimentos de bebês. Em todos os casos, em cada refeição é feito um detalhe para suprir a necessidade do momento e no processo de evolução na recuperação do paciente, sem esquecer da atenção e cuidado das refeições dos acompanhantes, que ficam cuidado de suas pessoas queridas que aqui estão”, ressalta a nutricionista Aline.
Na produção da alimentação hospitalar, os serviços seguem os padrões da RDC 216 de qualidade, com controles de processo em toda cadeia produtiva, desde a seleção de fornecedores até o descarte de resíduos.
Mais informações
O Hospital Imigrantes fica localizado na rua Pastor Sandrescky, 148, no Centro de Brusque (SC). Para mais informações sobre os serviços oferecidos basta entrar em contato pelo telefone (47) 3308-5050.