A etapa seletiva para o Jogo do Saber 2023 foi realizada na sexta-feira (05), no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes. Classificaram-se para a próxima fase dois estudantes por escola (lista abaixo), que podiam inscrever de 5 a 10 participantes.
Criada em 1998, a disputa cultural é promovida pelo Programa Paradão do Sucesso, da Rádio Clube, com o apoio da administração municipal, por meio da secretaria de Educação e da Funjuve. A competição, que chega à 24ª edição neste ano, envolve estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
“Muita gente já passou por aqui. Alguns já são adolescentes, outros mães e pais. É uma alegria muito grande promover o Jogo do Saber há mais de duas décadas”, destaca o jornalista Hercolis Marcos, apresentador do programa e idealizador da competição. A segunda etapa, que acontece diretamente nos estúdios da Rádio Clube, inicia no dia 23 de maio.
Conforme destaca a Funjuve, a edição deste ano terá como tema a Colônia Nova Itália. As perguntas também englobarão conhecimentos gerais e conteúdos de disciplinas diversas trabalhados com os estudantes em sala de aula.
“O Jogo do Saber é uma disputa sadia, que já faz parte da cultura da nossa cidade e se renova a cada ano. Uma atividade que incentiva os alunos a estudarem e se prepararem, sem ter como foco o caráter competitivo. Além disso, o jogo proporciona, a quem acompanha, a transmissão de informações de qualidade”, comenta a diretora-executiva da Funjuve, Telma Soares.
REPRESENTANTES DAS ESCOLAS
Escola de Ensino Fundamental Professor Patrício Teixeira Brasil
Professora: Luciane Alexandre Motta
Representantes: Luiz Fernando Jesus e Yasmin Cristina Espindola
Suplentes: João Vitor Gonçalves e Maria Laura Velozo Jacob
Escola Reunida Prefeito Sinézio Octaviano Dadam
Professora: Lidiane Santos
Representantes: Samuel Matos da Silva e Bruno Emanoel Sgrott
Suplentes: Vitor Miguel Maffezzoli e João Eliel Espindola
Escola de Educação Básica Darci de Brito Maurici
Professora: Cristiane Aparecida Pereira Araujo
Representantes: Miguel Antônio Silveira e Hygor August Wink
Suplentes: Emanuelly dos Santos e João Miguel Umbelino
Escola de Educação Básica Professora Araci Espíndola Dalcenter
Professora: Joseane Salvador
Representantes: Benjamim Torres Gonçalves e Isadora Andrade Griga
Suplentes: Isadora Pereira Pastos e Thallys Kauan Vargas
Associação Escola Carinha de Anjo
Professora: Roseli Peixer Tomasini
Representantes: Laura de Oliveira Lourence e Pietra Michelle Cipriani
Suplentes: Enzo Voltolini Biazos e Pedro Marcos Aurelio
Escola de Educação Básica Alice da Silva Gomes
Professora: Adriana Varas
Representantes: Ana Luiza Germano e Amanda Zanella Pretto
Suplentes: Eva Lucia Araujo Ribeiro e Pierre Gabriel Leal Schapp
Escola SESC
Professora: Janice Raut
Representantes: Gustavo Feller e Vitoria Alexandre
Suplentes: Lorena Dell Antonio e Joaquim Gonçalves
Escola de Educação Básica Professora Flora Auta Brasil
Professora: Bruna Borba Fernandes
Representantes: Isaac Francisco Zunino e Luna Assunção
Suplentes: Matheus de Jesus da Silva e Lara Assunção
Escola de Educação Básica Maria das Dores Cipriani
Professora: Alexandra dos Santos Silva
Representantes: Diego Felipe dos Santos e Nicolas de Andrade Venera
Suplentes: Victor Gabriel T. Araújo e Geferson A. Treuherz
Escola de Educação Básica Monsenhor José Locks
Professora: Lucineide Filgueira
Representantes: Stéffany de Freitas Dinstmann e Isadora Vargas
Suplentes: Kamilly Reis dos Santos e Ahiyan Trindade Nunes
Escola de Educação Básica Professora Lídia Leal Gomes
Professora: Leonete Boratti Régis
Representantes: Manoela Corrêa e Wesley dos Anjos de Oliveira
Suplentes: Amabile Vargas da Silva e Elisama Isabela da Silva Zunino
Escola de Educação Básica Catarina Deschamps Steffen
Professora: Juliana da Silva
Representantes: Pedro Henrique Marx e Luiza Vargas Rodrigues
Suplentes: Bernardo Fagundes e Kamilly Vitória dos Santos
OBJETIVOS DO JOGO
– Desenvolver o intercâmbio cultural entre as escolas de São João Batista
– Proporcionar boas relações entre Alunos, Professores e Diretores
– Estabelecer uma vivência com o meio de comunicação (Rádio)
– Exaltar a prática do conhecimento do que é estudado como instrumento imprescindível para a formação da personalidade
– Situar a escola como centro cultural e formativo da comunidade