A professora Ana Paula dos Santos Porto, 24 anos, lançou há poucos dias o livro intitulado “Calma, eu só tenho 20 anos”. Natural de Araranguá, no Extremo Sul Catarinense, a escritora morou em São João Batista por cinco anos.
Atualmente residente em Criciúma, Ana Paula conta que ainda possui uma forte ligação com a Capital Catarinense do Calçado. “Tenho muito amigos e familiares na cidade. Então São João Batista continua fazendo parte da minha história”, afirma.
Apesar de escrever durante toda a vida, foi apenas neste ano que ela teve a coragem de publicar tudo aquilo que escrevia. “Costumo escrever crônicas e poesias, e percebi que muitas dessas crônicas tinham relação com a fase dos 20 anos, onde temos muitos sonhos e desafios, verdades que vão sendo colocadas à prova, entre outras questões”, diz.
Segundo a professora, o título do livro faz menção a uma frase que ela mesmo já disse para si mesma e para outras pessoas, na tentativa de encontrar um equilíbrio nas cobranças dessa fase. “Calma, eu só tenho 20 anos”.
A obra foi escrita e publicada durante a pandemia. A autora revela que levou cerca de cinco meses para escrevê-lo e três meses para publicar e divulgar nas redes sociais. “O livro foi construído no formato de crônicas desde o início, que são textos curtos sobre diferentes temas pertencentes a fase dos 20 anos”, explica.
Ele é voltado para quem vive essa fase, mas também para quem está chegando nela e para quem quer relembrá-la. “A mensagem que quero transmitir com esse livro é que todos nós passamos pelas mesmas coisas e que, às vezes, ter calma é tudo o que precisamos”, destaca.
O livro pode ser adquirido no site próprio da professora, pelos valores de R$10 no formato de E-book ou R$40 o livro físico.