Assim que soube do decreto de isolamento social do Governo do Estado, a professora Joelma Fagundes, 31 anos, responsável pelo Núcleo Infantil Branca de Neve, em Tigipió, buscou maneiras de se manter conectada com os alunos dos pré-escolares I e II. E, para isso, passou a gravar videoaulas com atividades lúdicas para os pais aplicarem com as crianças em casa.
A escola atende, atualmente, 40 alunos, sendo 24 do pré I e 16 do pré II. Desde o início do ano, a professora criou um grupo de pais no WhatsApp para contato informativo em relação ao Núcleo Infantil. “Com o cancelamento das aulas, entrei em contato com a orientadora Nayra, expliquei o projeto de manter vínculos com as crianças por meio de vídeos, atividades e jogos pelo grupo de pais”, conta.
Com a ideia aprovada, Joelma começou a preparar algumas atividades que já estavam impressas e explicar aos pais como funcionaria.
Segundo a professora, a intenção das aulas é manter o vínculo dos alunos com o ensino e também com ela. “Estávamos passando por um período de adaptação. Esse período é muito importante, principalmente, para nossos alunos, pois os mesmos não frequentavam creches e o primeiro contato com a vida escolar inicia-se ali”, explica.
Ela ressalta que os pais estavam bem preocupados com a paralisação e também pelo fato da adaptação à escola e a nova rotina, o que gerou dúvidas no quanto a parada pudesse afetar o desenvolvimento de aprendizagem.
Interação entre pais e filhos
Joelma afirma que os pais dos 40 alunos são muito presentes na vida escolar dos filhos, e desta forma, abraçaram a ideia logo que foi proposta. “Está sendo uma experiência muito bacana e gratificante”, diz.
Os vídeos são postados somente no grupo dos pais para que mostrem aos filhos. Nesta semana, inclusive, a professora elaborou uma história para trabalhar sobre o tema atual: coronavírus. A atividade foi desenvolvida de maneira lúdica e não alarmante para os pequenos.
Em seguida, Joelma gravou um vídeo para interagir com o grupo e propôs um desafio com os alunos e pais. “Eles desenvolvem a atividade e me mandam fotos fazendo e depois de pronto”.
Todas as atividades propostas pela professora são sugestões aos pais, para que realizem conforme a disponibilidade. “Acredito que se dedicarem uma hora do dia para juntos realizarem e participarem, todos só temos a ganhar. Estou com saudades de todos e pensando neles”, diz.
A professora ressalta que esse momento de pandemia que o mundo passa é onde mais um precisa do outro. “Se a gente conseguir nos adaptar com essa rotina temporária, e pudermos ajudar o outro também, sentiremos o quanto somos queridos e especiais”, avalia.