Os seis primeiros meses do ano serão de bastante trabalho para a Secretaria de Obras e Infraestrutura de São João Batista. Desde o início de janeiro, a pasta iniciou um pacote de revitalização e manutenção de praças, pontes e estradas no município.
As melhorias começaram a ganhar destaque principalmente no interior, com as estradas de chão sendo patroladas e com a colocação de macadame.
O secretário adjunto de Obras, Gélio de Oliveira, explica que o trabalho tem acontecido de maneira lenta, mas com cuidado necessário para um bom resultado. “Estamos fazendo um trabalho de excelência para depois fazermos apenas as manutenções preventivas necessárias”, afirma.
Esse trabalho ocorre nos bairros Ribanceiras do Sul e Norte, Moura e Carmelo. Para isso, a equipe de trabalho segue um cronograma de trabalho. “A gente pede também a paciência e colaboração da comunidade, pois chegaremos nos bairros, mas estamos fazendo um trabalho diferente, pensando na durabilidade e qualidade”, acrescenta.
Pinturas e consertos
Durante esta semana, a frente da prefeitura também ganhou melhorias com a troca de pisos e recolocação de flores no jardim.
O secretário de Obras e chefe de gabinete interino, Juliano Peixer, destaca que todas as praças do município também serão revitalizadas, assim como as bocas-de-lobo.
As pontes do interior também estão recebendo uma estrutura de concreto nas cabeceiras. “Estamos fazendo também a limpeza da cidade com o Bobcat, para tirar o mato dos acostamentos e varrer as ruas, além da pintura dos meios-fios, postes, revitalização das faixas de pedestres e pintura das duas pontes do Centro”, lembra Peixer.
Pavimentações previstas
Peixer ressalta que devido às fortes chuvas do início de janeiro muitas pontes foram danificadas. Com isso, a prefeitura conseguiu cinco kits de transposição, sendo que três são para Arataca, uma na localidade de Canudos e outra no Canto dos Gomes, no bairro Fernandes.
“Estamos fazendo também a concretagem das cabeceiras da ponte de Arataca, que havia caído e logo iniciam as caixarias e concretagem dos pilares”, acrescenta o secretário.
Há pavimentações previstas também para as ruas Arnaldo Antônio da Silva, no bairro Jardim São Paulo e rua Luciana Campiolli, no fundos da Câmara de Vereadores, além de 300 metros de pavimentação na estrada geral de Canudos.
“Temos ainda o projeto para o asfaltamento da rua Jorge Lacerda e todas as transversais, no Centro”, conta Peixer.
Estudo do trânsito
Um engenheiro de trânsito deve ser contratado também para fazer um estudo na cidade com objetivo de melhorar a mobilidade urbana.
Além disso, deve haver um estudo volumétrico do semáforo da rua Zunino Neto com a Otaviano Dadam. “Hoje ele está programado com o mesmo tempo para todos os lados. E queremos ver quais horários têm mais movimento em cada sentido, para programar e fazer fluir o trânsito”, explica Peixer.
Pensando também na visibilidade das vias e sinalizações, o setor de Obras realiza roçada nas beiras das estradas. As rotatórias da cidade também estão recebendo canteiros com novas flores e roçada.
Uma licitação também foi aberta para padronização das calçadas. Neste primeiro momento serão aproximadamente 15 quilômetros, começando com cinco quilômetros em Ribanceira do Sul e os demais da rua Getúlio Vargas, nas proximidades do Komprão, até o Centro.
“Percebemos que a população tem colaborado com os serviços e queremos já agradecer por esse apoio. Nossa equipe está sendo bem recebida e tratada pelas pessoas”, agradece o secretário adjunto.