Intervir mais cedo para reduzir os problemas de aprendizagem mais tarde. Com esta premissa, a rede municipal de educação de São João Batista passou a adotar, a partir deste ano, uma nova abordagem durante o processo de alfabetização.
Trata-se do Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) que será aplicado em estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental que apresentem baixo rendimento em leitura.
O modelo utiliza instruções baseadas em evidências científicas para monitorar o aprendizado dos estudantes, identificar precocemente aqueles com dificuldades e, com isso, ofertar suporte intensivo e individualizado para que eles possam desenvolver as habilidades acadêmicas.
“O objetivo do programa é garantir que toda criança esteja alfabetizada até a conclusão do 3º ano do Ensino Fundamental”, destaca o responsável pela pasta de Educação do município, Edésio Pedrinho Tomasi.
A implantação da metodologia na rede é resultante de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a empresa Mentoring, coordenada pela psicopedagoga Edilene da Conceição Dias.
O processo começou com a capacitação dos professores responsáveis em fevereiro, durante a Semana Pedagógica que antecedeu o início das aulas, e prossegue agora com a aplicação das técnicas nas escolas do município.