A possibilidade de inundações em São João Batista cessou por volta de 1h da madrugada desta quinta-feira, 5, quando as águas do Rio Tijucas começaram a baixar. O ápice atingiu 5,13 m. Segundo a Defesa Civil Municipal, com 5,5 m algumas área de risco começam a sofrer com as inundações. Pela manhã, estava em 3,5 por volta de 8h. A preocupação agora fica com o fim de semana que tem previsões de muita chuva em grande parte do estado catarinense.
Na noite de quarta-feira, São João Batista, Canelinha e Tijucas ficaram em alerta para a possibilidade de gradual inundações. A informação foi repassada pela Defesa Civil Estadual.
Em São João Batista, a Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, alertou à população sobre o risco de nova enchente no Rio Tijucas. Os acumulados de chuva, nas últimas 24 horas, alcançaram 88,2 m na cidade. O nível do Rio Tijucas, no Centro de São João Batista, saltou, até atingir 5,13.
Uma força-tarefa, composta por equipes da Prefeitura de São João Batista, de órgãos de segurança pública e de voluntários da Defesa Civil, ficou de prontidão para atender eventuais ocorrências. Três abrigos também foram organizados.