Na terça-feira, 5, realizou-se, nas dependências do Centro de Convivência do Idoso Lourival dos Santos, em Major Gercino, o lançamento do projeto Indicações Geográficas (IGs), em uma iniciativa da Prefeitura Municipal, Sebrae, Epagri e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
O projeto prevê a elaboração dos processos de pedidos de registros de IGs, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do queijo Diamante e da uva e do vinho da região de Pinheiral e Nova Galícia, produtos notórios e tradicionais de Major Gercino. Este trabalho será realizado através do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae e apoio financeiro da Prefeitura e participação das instituições locais, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram)/Epagri, além de produtores e empreendedores locais.
Indicação Geográfica (IG) é um registro que reconhece e protege a origem de produtos ou serviços, atestando sua qualidade e reputação devido à sua ligação com uma determinada região. O registro confere valor e credibilidade, garantindo que o produto ou serviço é autêntico e possui características específicas relacionadas à sua localidade.
A obtenção das IGs doQueijo Diamante e da Uva e Vinho de Pinheiral e Nova Galícia é uma forma de dar visibilidade e reconhecimento a produtos originários da cultura alimentar das comunidades rurais e que se tornaram notórios pelas suas qualidades sensoriais.
O evento contou com a participação do prefeito, Rodrigo dos Santos (PP); da presidente da Câmara de Vereadores, Viviane da Silva Batisti (PL); do gerente regional do Sebrae da Grande Florianópolis, Wanderley Andrade; do representante da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Paulo Roberto Lisboa Arruda, do gerente regional da Epagri de Florianópolis Jailso Epping; da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Major Gercino e agente de Economia Solidária do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Marlene Aparecida Ribeiro Fuck e Alexander de Souza Machado, da Associação ComerQueijo.
Além do lançamento do projeto, o evento também contou com uma mesa de vinhos da região de Pinheiral e Nova Galícia e queijos da região do Diamante para degustação. Além disso foram homenageados produtores que obtiveram medalhas no maior concurso de queijos do Brasil, o VIII Prêmio Queijo Brasil: Olga Marian Knaul, Irene Esser Schlichting, Leni Amorim Knaul, Irma Marian Knaul, queijaria Vô Ipa, Jaine Aparecida da Silva e Martina Enter de Souza.