Mais de 30 caravanas já estão confirmadas para participarem da abertura do processo de beatificação do Padre Léo, que ocorrerá em 7 de março, na Comunidade Bethânia, em São João Batista.
Fiéis das cidades como Joinville, São José, Brusque, Imbituba, Tubarão, Lages, Barra Velha, Brusque, Penha, Balneário Camboriú, Caçador, Palhoça entre outras, de Santa Catarina, Brasília, no Distrito Federal, Osório e Rio Grande, no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Irati e Curitiba, no Paraná, são algumas já preparadas para viverem este momento histórico.
A expectativa da organização é receber mais de sete mil pessoas. “Desde o anúncio oficial da abertura do processo de beatificação do Padre Léo, a Comunidade Bethânia está envolvida nos preparativos para bem acolher a todos que virão participar deste dia tão especial”, comenta o presidente da entidade, padre Vicente de Paula Neto.
A missa, que ocorrerá na data, será campal, com infraestrutura para disponibilizar lanchonete, banheiros e loja. Além disso, haverá tendas de divulgação do carisma e da formação vocacional da Comunidade Bethânia.
Desde janeiro, a entidade está mobilizada em buscar apoio das inciativas pública e privada. “Vale destacar o apoio da Prefeitura de São João Batista, as Secretarias de Turismo de Nova Trento e Brusque, e a Associação Neotrentina de Turismo (Neotur), por meio dos empreendimentos de hospedagem e alimentação”, diz o padre.
Turismo religioso
Para o presidente da Comunidade Bethânia, o processo de beatificação representa um momento histórico em que o fundador passará a ser reconhecido como um exemplo de cristão a ser seguido, que vivenciou com profundidade a experiência com o Evangelho, a partir de ações concretas. “Uma delas, a sensibilidade de ir ao encontro das pessoas marginalizadas pela sociedade e acolhê-las como o próprio Cristo. Motivação esta, que fundamentou a criação da Comunidade Bethânia há quase 25 anos e que já acolheu mais de 6500 pessoas”, destaca.
Por sediar a Casa Mãe da Comunidade, São João Batista passará a receber um fluxo maior de peregrinos. Desta forma, o turismo religioso tende a se intensificar na região, junto aos demais destinos do segmento, como os santuários Santa Paulina e Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento, Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Brusque e Nossa Senhora de Lourdes, em Angelina.
Servo de Deus
Padre Léo já é servo de Deus desde o fim de 2019, quando a Santa Fé autorizou a abertura do processo de beatificação ao verificar o “Nihil Obstat” (nada consta) contra o sacerdote.
Agora, para o processo de beatificação, o Instituto Padre Léo, responsável pela causa necessita de recursos financeiros para os trâmites do processo.
Eles envolvem a contratação de um postulador geral (profissional especializado na causa dos santos), tradução e envio de documentos ao Vaticano entre outros procedimentos. A colaboração com a beatificação do Padre Léo pode ser feita por meio de doações na agência bancária 2629-8, do Banco do Brasil, na Conta Corrente 38806-8, CNPJ: 31.576.826/0001-27. Além das doações, é possível contribuir com a causa por meio de testemunhos encaminhados para o e-mail: [email protected].