A Prefeitura de São João Batista oferecerá abrigo temporário para as famílias que tiveram as residências atingidas pelo temporal da madrugada desta terça-feira, 9.
A estrutura será montada no Centro Municipal de Convivência do Idoso Corina Brasil dos Santos, que fica situado na rua do Sesc, ao lado do Centro de Eventos.
No local, que poderá ser acessado a partir das 15h, serão disponibilizados colchões, banheiros e alimentação.
As famílias que necessitarem utilizar o abrigo devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social pelo telefone (48) 3265-2637 ou pelo Whats (48) 98426-0237.
A decisão de montar o abrigo temporário foi tomada em reunião de emergência realizada no gabinete do prefeito, após levantamento inicial dos estragos causados pelo temporal em São João Batista.
A estimativa é que mais de 100 residências tenham sido afetadas pelas chuvas, sendo que parte delas está sem condições de habitabilidade no momento.
Uma força-tarefa, integrando equipes de Infraestrutura, Assistência Social e Saúde da prefeitura, foi montada, ainda no início da manhã, para percorrer as ruas e atender a comunidade.
O trabalho prosseguirá ao longo do dia, tendo como objetivo minimizar os estragos causados pelas chuvas e garantir o acolhimento daqueles que precisam.
Doações de roupas de cama
A administração municipal solicita aqueles que puderem colaborar com doações de roupas de cama, como lençóis, cobertores e travesseiros, para atender às famílias que utilizarão o abrigo temporário.
Os itens podem ser entregues diretamente no Centro Municipal de Convivência do Idoso. Mais informações podem ser obtidas pelos fones (48) 98426-0237 – Assistência Social e (48) 99668-5586 – Defesa Civil.
Bairros mais afetados
O temporal da madrugada desta terça-feira, 9, resultou em vários pontos de alagamento no município de São João Batista.
O bairro Carmelo, Cardoso e o Loteamento Nova Esperança estão entre os mais atingidos, com diversas residências sendo afetadas.
A Coordenadoria de Defesa Civil realizou, durante a manhã, um levantamento das ocorrências.
As equipes de Infraestrutura, Saúde e Assistência Social da prefeitura também já estão nas ruas para minimizar os estragos e auxiliar as famílias que necessitam.
Abastecimento de água comprometido
O Sisam solicita à população que, ao longo desta terça-feira economize água. O abastecimento, em algumas regiões do município, está comprometido devido ao temporal desta madrugada.
As chuvas ocasionaram problemas no sistema de captação de água e também na rede de distribuição, com o rompimento de algumas tubulações.
As equipes da autarquia já estão mobilizadas para efetuar os consertos necessários e normalizar o abastecimento de água o mais breve possível.
O Sisam ressalta que, devido a problemas no acesso ao Aterro Sanitário, a coleta de lixo orgânico não pôde ser realizada em alguns pontos do município durante a madrugada.
O temporal ocasionou alagamentos e queda de árvores na Estrada Geral Vidal Serafim Machado, impossibilitando que os caminhões da coleta efetuassem as descargas no aterro durante a noite. O serviço será normalizado ao longo do dia.