O fotógrafo residente em Bolzano, na Itália, Othmar Seehauser, esteve em Nova Trento no ano de 1984, onde fez diversos registros fotográficos e produziu o livro “L’Odissea Brasiliana”, com a co-autoria de Bruna Dal Lago Veneri, para registrar a vida dos descendentes de imigrantes trentinos.
Nesta semana, após quase 40 anos, ele retornou ao município, acompanhado da esposa Maura Morato, para a produção de uma mostra fotográfica inspirada no livro, que também possui fotos dos municípios de Rodeio, Rio dos Cedros e Treze Tílias.
O diretor do Centro de Memória, Juliano Mazzola, está recepcionando o casal no município, com o apoio de transporte para as localidades afastadas e bairros centrais de Nova Trento, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Já secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher, recebeu Othmar e Maura na Secretaria na manhã desta quarta-feira, 25, e presenteou-os com o livro “Nova Trento em Traços e Cores”, e o prefeito municipal, Tiago Dalsasso, soube mais sobre o trabalho realizado por eles no gabinete.
“Após 40 anos, recebemos Othmar e a esposa com muita alegria, pois este novo trabalho não só registra o município, mas conta a história de muitos descendentes de imigrantes que fizeram e fazem sua vida no Brasil”, ressaltou o secretário.
Segundo eles, o objetivo do retorno é visitar novamente as localidades dos municípios citados, fazer novos registros fotográficos e uma pesquisa para produzir uma mostra fotográfica itinerante na região do Trentino.
Maura explica que a região do norte da Áustria, Sul do Tirol e Trentino, na Itália, que compõem uma Euroregião, estão interessados em receber a mostra histórica atualizada sobre as cidades brasileiras. “Estamos realizando o trabalho sem nenhum subsídio financeiro, mas teremos apoio com divulgação e espaços para realizar a mostra”, detalhou.