A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina estabeleceu um sistema de trabalho para que professores e alunos da rede estadual de ensino possam realizar atividades não presenciais durante a suspensão das aulas nas escolas para prevenir o contágio pelo novo coronavírus.
As ações coordenadas compõem uma plataforma com diferentes canais de comunicação, ferramentas pedagógicas e procedimentos para alcançar, com a maior abrangência possível, o universo dos 540 mil alunos de escolas estaduais.
A sistematização das atividades visa atender à resolução CEE 009, do Conselho Estadual de Educação, que dispõe sobre o regime especial de atividades escolares não presenciais no Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina, para o cumprimento do calendário letivo do ano de 2020.
A secretaria apurou por meio de dados do Sistema de Gestão Escolar do Estado (Sisgesc) que 18% dos estudantes e 8% dos professores da rede não têm acesso à internet em casa.
O planejamento foi detalhado pelo governador Carlos Moisés e pelo secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, em entrevista coletiva online na segunda-feira, 6.
“Nosso plano prevê a retomada da educação dos catarinenses de forma segura. Estamos trabalhando todos os dias para preservar a saúde e as vidas, ao mesmo tempo em que preparamos o convívio seguro com a Covid-19”, explicou o governador.
De acordo com o secretário, o planejamento leva em consideração a realidade de toda a comunidade escolar.
Hoje, 42% dos alunos não têm computador em casa e 18% não têm acesso à internet. “Estabelecemos as atividades considerando tudo isso. Precisamos prover as condições para que todos possam desempenhar as atividades. É muito mais do que a EAD como tradicionalmente conhecemos”, resumiu Uggioni.
Os alunos que têm acesso à internet receberão o material e farão as atividades de forma online. Os demais poderão retirar apostilas na escola ou receber em casa. Nesse caso, a retirada poderá ser feita pelos pais.
As atividades feitas pelos alunos também serão entregues nas escolas e encaminhadas aos professores para acompanhamento.
“O professor é protagonista do início ao fim, em uma estrutura básica para o ciclo de entrega de conteúdos, interação com o aluno e avaliação. Trabalhamos com a expectativa de atingir 75% a 80% dos nossos 540 mil estudantes. Em último caso, aqueles que não conseguirmos alcançar, as escolas estarão preparadas para receberem, com todas as regras de distanciamento e prevenção advindas da Secretaria de Estado da Saúde”, disse o secretário da Educação.
Cronograma
19/3 a 17/4 – Suspensão das aulas de acordo com decreto estadual (509/525).
19/3 a 3/4 – Antecipação do recesso escolar para estudantes.
1º/ 4 – Comunicação com as coordenadorias regionais e gestores escolares.
2/4 a 17/4 – Comunicação com professores e início da formação em vídeos sobre atividades não presenciais.
6/4 – Início das chamadas aos alunos para participarem das atividades escolares não presenciais, por meio das coordenadorias regionais, escolas, sites oficiais do Governo do Estado e da SED.
6/4 a 17/4 – Adaptação dos alunos e professores ao sistema com a realização de atividades não presenciais e registro, para futura compensação como carga horária letiva dentro do Calendário Escolar (conforme Resolução do CEE nº 009).
Os papéis da comunidade escolar no processo
Alunos, pais, responsáveis
Devem se preparar para a chamada das escolas a partir do dia 06/04, para o início das atividades não presenciais, a partir de comunicados que serão emitidos por meio dos canais de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (SED). Os alunos devem acessar os canais indicados (Google for Education, Estudante Online ou contatar o telefone 0800, quando disponibilizado) para instruções dos professores e acesso aos conteúdos de internet e impressos.
Professor
Tem papel fundamental, pois elabora planos de aula para realização das atividades não presenciais, com materiais de apoio ao estudante. Deve disponibilizar atividades semanalmente, via plataformas on-line sugeridas pela SED ou outras de seu uso, e enviá-las à escola para entrega impressa a alunos sem acesso à internet. Também será responsável por conectar-se com os alunos e realizar as avaliações das atividades propostas, notificando a escola sobre os alunos que não estão acessando os materiais disponibilizados.
Escola
Deve disponibilizar atendimento presencial para entrega/coleta dos materiais e identificar os professores sem acesso a computador e internet residenciais, provendo estrutura física para que participem das capacitações e elaborem semanalmente os planos de aula. Também é responsável por organizar com a coordenadoria regional o calendário de entrega de atividades impressas a alunos sem acesso à internet, distribuindo-as e coletando na semana seguinte para os professores. Por fim, deve identificar alunos que não estão respondendo a nenhum tipo de atividade, organizando alternativas para estes estudantes.
Coordenadoria Regional de Educação
É responsável por prover a orientação de gestores e a formação de professores oferecida pela SED com apoio do Núcleo de Tecnologias Educacionais, concentrar e comunicar as informações sobre a distribuição de materiais impressos para cada escola e realizar o atendimento de ligações do 0800.
Secretaria de Estado da Educação
É responsável pela criação do sistema de atividades não presenciais e por sua comunicação à comunidade escolar, por meio das Coordenadorias Regionais de Educação. É a provedora de ferramentas, formação e orientações gerais para os professores e alunos.