Na última semana, São João Batista contou com um curso de artesanato em corte e costura, que se realizou na Comunidade Bethânia, no bairro Timbezinho. O público alvo foram as mulheres Unidas Batistenses, artesãs da feira “Nossa Terra Nossas Mãos” e os filhos e filhas de Bethania.
Foram quatro dias de aprendizado junto a professora artesã Marli Bulla do Serviço Nacional de aprendizagem Rural (Senar/SC). Segundo Silvana Ramos, proveniente de Itajaí e interna da Comunidade Bethania, este curso permitirá o ingresso profissional em tecelagens, malharias, ateliês entre outros, o que motiva e anima a desenvolver trabalhos nesta área.
Já a artesã Ana Paz, residente no Jardim São Paulo, refere que a arte do corte é costura promove novos itens a serem vendidos na feira. Para a agricultora Erani Puel Zunino, residente na Colônia Nova Itália, este tipo de curso, envolve as várias classes sociais do município de São João Batista, promovendo novos laços de amizade, além disso, a utilização de restos de retalhos para confeccionar novos trabalhos.
Além do curso de corte e costura, foi ministrado na Casa Care, bairro Fernandes, o curso de criação de frango e produção de ovos, ministrado pelo professor Marcos Aloisio Sturmer do Senar. Para administradora da instituição, Márcia Cordeiro, os filhos que participaram terão mais embasamento e experiências na prática da criação de galinhas. A Casa Cre, possui excelentes instalações para este tipo de criação animal.
Para a extensionista da Epagri, a assistente Social, Marines Simone Richwicki, os cursos são uma excelente forma de capacitação aos interessados em novos conhecimentos, visando o aumento de renda na produção de artesanatos e alimentos, sendo este último de acordo com a segurança alimentar.
Ela ainda agradece as parcerias do Senar/SC, Comunidade da Betânia, da Funjuve e Casa Care.