A Câmara de Vereadores de São João Batista sediou na tarde de sábado, 12, a assembleia anual da Adanpib – Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil –, do bairro Colônia Nova Itália. O encontro foi mediado pelo historiador Paulo Vendelino Kons e contou com a presença do presidente da associação, José Sardo, o Saulo, do professor e mestre em história, Malcon Gustavo Tonini, do vice-prefeito Almir Peixer, do presidente da Câmara de Vereadores, Edésio Pedrinho Tomasi, do consultor da Província Autônoma Di Trento, Jonas Oscar Lenzi, além de membros e amigos da entidade.
Durante o encontro o professor Malcon apresentou o desenvolvimento de suas pesquisas acadêmicas, além da atuação junto à Escola de Educação Básica Professora Lídia Leal Gomes, no distrito de Tigipió. “Muita gente pensa que São João Batista começou quando se constituiu a USATI ou quando foi emancipado o município, mas a história da cidade vai muito além disso, e o trabalho que é feito na ADANPIB é justamente para lembrar as pessoas que antes de existir o município de São João Batista, existiu muita gente trabalhando para desenvolver essa região e o Vale do Rio Tijucas”, ressaltou.
Em sua fala, enfatizou também a iniciativa voltadas às memórias do bairro.” O projeto Memórias da Colônia, foi criado para lembrar ao povo que aqui existiu um Núcleo Colonial italiano e a partir da data marco, lá em 1836, na escola se faz uma viagem no tempo e se leva os acontecimentos para o papel desde 2019 a gente vem trabalhando em cima de pesquisa, levando em consideração o que a gente chama de história oral”, completou.
Outro destaque importante foi a participação consultor da Província Autônoma Di Trento, Jonas Oscar Lenzi. Na oportunidade, ele contextualizou a sua atuação, bem como a importância das associações que representam os descendentes dos imigrantes e sugeriu à Adanpib e ao Executivo Municipal, encaminhamentos.“É importante interagir diretamente com o Governo da Itália para verificar as cidades de origens e assim providenciar um levantamento destas famílias”, destacou. Lenzi enfatizou ainda as iniciativas que promovidas pela Província de Trento a partir do centenário da imigração trentina que ocorreu em 1975, e, a importância de desenvolver projetos históricos que subsidiem a atuação do município de São João Batista e da associação.
Diante das exposições, Paulo Vendelino Kons também realizou os encaminhamentos da pauta da assembleia, que previa a data da festa promovida pela entidade aprovada para ocorrer no dia 11 de setembro de 2022, no bairro Colônia Nova Itália e a não cobrança de taxa de participação na associação para o exercício deste ano. Ao consultor, Kons apontou o comprometimento da Adanpib junto ao Poder Executivo em elaborar um ofício solicitando este apoio para formalizar um contato com a regiões da Ligúria e do Piemonte, prováveis locais de origem das famílias que formaram a Colônia Nova Itália.