Desde a primeira fase do curso de Medicina do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), os acadêmicos vivenciam a profissão na prática, por meio da disciplina “Interação em Saúde na Comunidade”, com atuação direta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na disciplina, os estudantes fazem acompanhamento e assistência às famílias e realizam avaliação prévia do estado geral, anamnese, que consiste em uma conversa inicial com paciente e exame físico.
Por esse contato direto com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades Básicas de Saúde, a vacinação dos acadêmicos da área da saúde está contemplada na primeira etapa do Plano de Vacinação da Sinovac, da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, de acordo com o informe técnico estadual de Santa Catarina, emitido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV). A exemplo do protocolo adotado por outras universidades de Santa Catarina, na última sexta-feira (19), os alunos do curso de Medicina da Unifebe começaram a ser vacinados.
“A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação dos nossos alunos que estão atuando nas UBS e em contato diário com pacientes suspeitos da Covid-19. Nas demais instituições do Sistema Acafe, que também possuem o curso de Medicina, os acadêmicos que estão na linha de frente estão recebendo as vacinas. Nas universidades localizadas em cidades que estão sem vacinas, os estudantes estão aguardando a chegada dos insumos. Os nossos alunos não foram vacinados por serem acadêmicos de Medicina. Foram vacinados por estarem na linha de frente das ações de enfrentamento da pandemia”, explica a reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz.
O coordenador do curso de Medicina da Unifebe e secretário de Saúde do município de Brusque, doutor Osvaldo Quirino de Souza, reforça que a vacinação dos estudantes está de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. “Nós prezamos pela transparência. Por seguir as recomendações do plano nacional de vacinação e por entender a importância da atuação dos nossos estudantes nas UBS que avançamos no combate à pandemia da Covid-19”, ressalta Osvaldo.