Cleomar Raach – IECLB – Brusque, Nova Trento e São João Batista
Uma canção bem conhecida repete o refrão: “É preciso saber viver!” O que torna essa canção tão popular é a identificação de muitas pessoas com sua letra. Mas, saber viver é muito mais do que simplesmente existir. É descobrir o sentido e o propósito da vida.
Qual é o nosso lugar e responsabilidade neste mundo?
No Salmo de Davi reflete sobre essas questões. Ao se perguntar: …que é o homem? Ele busca sentido e propósito da vida humana. Reconhece que este mundo e os corpos celestes são obras das mãos de Deus. Ele é o criador de toda as coisas e tudo lhe pertence por direito. Davi também declara que o próprio ser humano foi criado por Deus. O detalhe relevante é que o ser humano recebeu uma posição de destaque em relação ao restante da criação – …de glória e honra o coroaste (v.5). Essa condição não significa apenas privilégios, ela traz consigo grandes responsabilidades – Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão… (v.6).
De modo simples e direto, Davi testemunha: não somos donos da criação, mas somos responsáveis por ela. Deus nos criou e nos colocou neste mundo para viver e cooperar com ele. Nossa tarefa é administrar e cuidar com responsabilidade de toda a criação e trabalhar para a promoção e preservação da vida. Quando entendemos essas verdades, nossa perspectiva de vida muda. Deixamos de viver centrados em nós mesmos e voltamos nossa atenção e cuidado para as pessoas e para toda a criação de Deus. Isso é motivo de gratidão e alegria.
De que forma você pode exercer essa responsabilidade de cooperar com Deus na tarefa de zelar por sua criação?
Oração: Senhor, nós reconhecemos que tu és o Criador e o Mantenedor de todas as coisas. Obrigado pelo privilégio de poder cooperar contigo no cuidado e administração deste mundo. Fica conosco todos os dias! Gratidão por Jesus Cristo. Amém!