É tempo de renascer! Essa é a mensagem que a Comunidade Bethânia e o Centro Educacional Juscélia (Ceju), de São João Batista, querem passar para os pais, professores, funcionários, amigos e benfeitores, por meio de uma canção natalina.
Depois de um ano atípico, com contatos cada vez mais distantes, o presente especial está sendo enviado para as pessoas que, de alguma forma, buscaram se manter próximas.
De composição do professor e músico, Paulo César de Carvalho Jacó, o PeCê, que também é membro da Comunidade, a canção tem participação de sete crianças que estudam no Ceju.
A inspiração para a construção da letra, segundo PeCê, foi justamente pensando na graça e magia que é o Natal, na figura de Jesus, Maria, José e de todos os cristãos, que recordam o nascimento de Jesus vivenciando-o em 25 de dezembro.
“A mensagem da canção é convidar as pessoas a celebrarem. É Natal! Colocar um pouco desse Deus que se manifesta também no pobre, nas pessoas que estão pelas ruas, que é a mística de Bethânia. É Jesus que veem no outro”, diz.
A música também fala do menino Deus que vem na noite de Natal e veem também no rosto das pessoas que andam pelas ruas, jogadas, sem esperança, sem lar, sem casa.
PeCê já compõem há muito tempo músicas religiosas, e a canção “É tempo de renascer” surgiu ainda no ano passado. “Fiz pensando no fim do ano e ensaiei com as crianças do 3º, 4º e 5º ano do Ceju, onde tem um grupo de crianças muito bem afinadas”, conta.
Durante a apresentação de encerramento escolar, a música foi apresentada aos pais, mesmo diante das adversidades que surgiram naquele dia, com uma chuva torrencial e a falta de energia.
“E neste ano, na solidão do Ceju, enquanto trabalhava lá, pensei em algo que pudesse encerrar o ano, seguindo os cuidados por conta do coronavírus. Então lembrei da canção e juntei algumas dessas crianças para gravarmos”, conta.
Gravação em estúdio
Maria Luiza Ramos Abreu, Ketling Brandão, Manuela Policarpo Gerônimo, Eloiza Mellany Guedes Ribeiro, Rosana Cristini Dias Santana, Aline da Silva Brizola e Kaio Brandão foram os alunos que participaram da gravação da música, juntamente com PeCê.
“Após conversar com os pais, eu buscava-os em casa e ensaiávamos na escola. Foram apenas cinco ensaios, pois já era uma música conhecida nossa. Depois fomos gravá-la em estúdio”, explica o professor.
A canção foi produzida pelo músico de São João Batista, Braian Willian. “Ele é super talentoso, já arranjou várias outras músicas minhas. Então levei essa canção para ele, que arranjou, produziu e pensamos como seria a participação das crianças”, conta.
Na música, além do coral das crianças, há a voz de PeCê, e participação de saxofone e violino. “O saxofonista Renato Durkopp, aqui de São João Batista e um amigo violinista de Canelinha ajudaram de forma voluntária e assim chegamos ao resultado final”.
A canção natalina tem um estilo meio pop, com mensagem legal, dançante e gostosa de ouvir.
“Apesar de todos esses desencontros, essa pandemia e tudo que veio com ela, é Natal. Deus novamente nasce em nosso coração. É o que a canção diz”, ressalta o professor.
Canais disponíveis
A canção, que é um projeto do Ceju, foi compartilhada com a Comunidade Bethânia, que decidiu também presentear a todos que, mesmo diante do ano tão conturbado, permaneceram na missão, ajudando a entidade.
A música está disponível para que todos tenham acesso, nos canais do Youtube, Deezer e Spotify da Comunidade Bethânia, além de estar sendo distribuída também pelo WhatsApp e demais redes sociais da entidade.
Conheça a canção
É Natal, Natal, nasceu Jesus em cada coração (2x)
De quem estava andando pelas ruas de cobertor nas mãos sem teto e lar,
Quem aguardava o ressoar dos anjos: glória, glória In Excelsis Dei
Oh noite sagrada, noite santa, nos braços de Maria Deus dormia,
De pé José ao lado contemplava – glória, glória In Excelsis Dei
A noite iluminada trouxe um anjo, na manjedoura Deus se fez menino. Vinde todos
Vinde adoremos – glória, glória In Excelsis Dei