Remy Narciso Simão*
O cheiro de uvas está no ar no interior de Major Gercino. É a colheita da fruta, besta safra de 2026 em Pinheiral e Nova Galícia e outras comunidades do município.
Major Gercino é o sexto maior produtor de uvas de Santa Catarina. Com uma área superior a 120 hectares e envolvendo mais de 60 famílias, a viticultura é uma tradição de mais de um século na região, que se tornou conhecida na produção de vinhos coloniais.
Nesta época do ano, a região recebe uma grande quantidade de visitantes, que contemplam as paisagens, relembram as origens e compram uvas fresquinhas e outros produtos regionais como vinhos, suco de uva, o queijo Diamante, mel, pães, cucas entre outros.
A família da produtora Maria Salete Boso Stolarczk se dedica à produção de uvas, vinhos artesanais e suco de uva orgânicos e são sócios da unidade de produção de suco de uva integral da Cooperativa Agroindustrial de Major Gercino (Coopermajor), uma cooperativa de agricultores familiares do interior. A família também possui uma unidade de observação de variedades de uvas, com mais de 20 tipos, onde o visitante pode sentir os aromas e sabores de cada variedade. As visitas devem ser agendadas pelo telefone 48 99931-7966.
Já a família de Graciela Maueski Liceski possui um local onde oferecem café colonial e produtos coloniais regionais. O Café Colonial Polaquinha também atende grupos agendados – pelo fone 48 98857-1907 – servindo o café colonial debaixo das parreiras carregadas e cheias de perfume.
Para o empresário Tiago Augusto Rubik, a época da colheita é o momento mais esperado do ano, mas também o mais trabalhoso. Eles produzem vinhos, sucos e geleias e recebem os visitantes durante todo o ano para degustação e venda de produtos.

Apoio
A Prefeitura Municipal de Major Gercino, com apoio de outras entidades como Epagri, Sebrae, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Coopermajor, Associação dos Produtores e Agropecuaristas, entre outras, tem se esforçado para resgatar e valorizar a cultura alimentar e os produtos tradicionais de Major Gercino, reconhecendo o saber fazer local e a tradição de mais de um século dos descendentes de imigrantes europeus no município. Além da produção de uva e vinho, cuja tradição tem forte ligação com a imigração polonesa e ucraniana, o município também possui notoriedade na produção do queijo artesanal Diamante.
O município também possui pousadas, chalés e hotéis onde os visitantes podem imergir no ambiente bucólico da região e respirar o ar puro e fresco nas serras de Major Gercino. *Remy Narciso Simão é extensionista da Epagri

Família de Maria Salete Boso Stolarczk se dedica à produção de uvas, vinhos artesanais e suco de uva orgânicos
Foto: Remy Narciso Simão

Família de Graciela Maueski Liceski possui um local onde oferecem café colonial e produtos coloniais regionais
Foto: Remy Narciso Simão

Empresário Tiago Augusto Rubik destaca que época da colheita é o momento mais esperado do ano, mas também o mais trabalhoso
Foto: Remy Narciso Simão



